RMTC moderniza forma de pagamento de tarifas

0
290

A Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC) implantou algumas alterações no sistema de transporte coletivo. Entre elas está o pagamento de passagens de ônibus via cartões e aplicativo de celular por meio do leitor QR Code, através de smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamentos.

A mudança apresentada nesta terça-feira, 26, tem previsão de ser implantada a partir de dezembro de 2020. O objetivo é de propor mais segurança aos usuários e evitar fraudes, por exemplo, o uso alheio dos cartões beneficiados com gratuidades, como de pessoas com deficiência e idosos.

Segundo o presidente do Conselho Metropolitano de Transporte Coletivo (CMTC), Benjamin Kennedy, o valor destas tarifas ainda será estudado, mas acredita-se que será bem inferior se comparado ao custo atual de R$ 4,50. “Posso criar mecanismos para amortizar essa tarifa para valores menores. Depende de como vai ser a promoção futura do transporte público”, afirma.

Projeto de Lei

Em setembro de 2019, o vereador Lucas Kitão (PSL) apresentou na Câmara Municipal de Goiânia um documento que autoriza a forma de pagamento em cartões de crédito e débito, através da tecnologia NFC, de aproximação às catracas.

Como também é representante da Casa na Câmara Deliberativa de Transporte Coletivo (CDTC), o parlamentar destaca que a medida é importante para a valorização e melhoria do transporte, já que anualmente perde milhares de usuários devido aos aspectos burocráticos, o que também precariza o serviço.

O projeto já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aguarda, no momento, a segunda e última votação juntamente com os outros vereadores da Casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here