Em Anápolis, cinco unidades vão receber pacientes suspeitos

0
309

Uma das principais medidas de prevenção e controle do coronavírus em Anápolis, determinada pela prefeitura, começou a valer nesta quarta-feira, 18. São as Unidades de Referência do Coronavírus, estruturadas nos postos de saúde do Parque Iracema, Vila União, Recanto do Sol, São José/Jardim Petrópolis e Bairro de Lourdes.

“Nosso objetivo é evitar que pessoas que possuem os sintomas da doença se misturem aos demais pacientes que buscam outro tipo de atendimento, bem como aqueles que já estão internados ou em observação em hospitais e nas unidades distribuídas em diferentes regiões da cidade”, afirma Roberto Naves.

O atendimento nas unidades é feito exclusivamente por meio de encaminhamento do ZAP do Coronavírus, outra ação emergencial criada pela atual gestão para dar suporte e informações à população. A exceção são pessoas com idade acima de 60 anos ou que apresente sintomas gripais associando-se a falta de ar. Estas devem podem procurar direto um dos locais de referência.

Como funciona o Zap do Coronavírus

ZAP do Coronavírus conta com profissionais da saúde trabalhando dia e noite para atender a comunidade. Todos os servidores passaram por treinamento e estão aptos a fazer a primeira abordagem ao cidadão. De acordo com o protocolo, serão feitas algumas perguntas e conforme os dados informados pelo paciente haverá o encaminhamento para uma das unidades de referência, obedecendo a localização da residência da pessoa. O atendente poderá orientar o usuário a permanecer em casa com monitoramento.

Suspensões

A entrega de medicações nestas unidades também está suspensa. Os pacientes que as buscavam no Parque Iracema devem procurar o Jardim Alexandrina. Da Vila União deve se dirigir ao Abadia Lopes da Fonseca; do Bairro de Lourdes deve se dirigir ao Filostro Machado; do Recanto do Sol foi encaminhado ao Parque dos Pireneus; e do São José foi direcionado ao São Lourenço.

Os pacientes que procurarem uma dessas unidades, inclusive para realizar pré-natal, demanda espontânea e os que não forem sintomáticos respiratórios, serão referenciados para as unidades de apoio listadas abaixo.

Também serão suspensas as visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde, que nesse período farão a digitação dos cadastros, atualização e correção de dados de dentro de suas casas.

Os pacientes que eram atendidos no Abadia Lopes e Parque Iracema no horário de apoio deverão ser referenciados para a UPA Sul, na Vila Esperança, e para a UPA Pediátrica. Também está suspensa a realização de eletrocardiograma pelas unidades do Parque Iracema e Abadia Lopes da Fonseca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here