Junho Vermelho reforça importância das doações de sangue na Hemorrede Pública de Goiás

0
261
Foto: Divulgação

A Hemorrede Pública de Goiás aderiu à campanha nacional Junho Vermelho, que tem como proposta conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. A ação envolve as nove unidades da Hemorrede, em Goiânia e no interior, que mesmo durante a pandemia da Covid-19 continuam funcionando normalmente para receber os doadores, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. “É importante destacar que a pandemia não interrompeu os atendimentos nas unidades. Muitas pessoas dependem de transfusão sangue, sem contar, os atendimentos emergenciais relacionados a acidentes automotivos, transplantes e outros procedimentos. Para se ter uma ideia, nossa demanda média mensal é de 3.200 bolsas de sangue”, frisa, a diretora-geral da Hemorrede Pública do Estado, Denyse Goulart.

Segundo a diretora, a adesão da população tem sido primordial para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue da Hemorrede em Goiás. “No início da pandemia observamos um déficit de cerca de 20% comparado ao mesmo período de 2019. A população tem comparecido, mas ainda registramos uma queda de 15% nas doações no último mês. Porém, precisamos que as pessoas continuem doando para que o estoque seja mantido, pois os hemocomponentes têm validade entre cinco e 42 dias e alguns grupos sanguíneos são mais raros na população”, diz Denyse. Ela destaca também o apoio que o Hemocentro Coordenador vem recebendo de empresas de diversos ramos de atividades.

Outro reforço importante é a coleta externa da Unidade Móvel do Hemocentro, que desde o início da pandemia tem funcionado com cuidados redobrados, atendendo apenas 50% da sua capacidade. Além das ações em empresas e igrejas, a unidade também passou a realizar coletas em condomínios residenciais, garantindo segurança aos doadores que puderam salvar vidas sem sair de casa. “Nesse período já coletamos 1.150 bolsas apenas através desse serviço, e para quem gostou da ideia e quer fazer uma solicitação é muito simples, basta ter a confirmação de 60 pessoas interessadas e fazer o pedido pelo e-mail: hemocentro.captacao@idtech.org.br ou pelo telefone (62) 3201-4101″, pontua Denyse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here