ANS decide se teste sorológico para Covid-19 terá a cobertura obrigatória por planos de saúde

0
422

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decide nesta quinta, 13, se o teste de sorologia para Covid-19 será ou não incluído no rol de coberturas obrigatórias pelos planos de saúde.

Atualmente, o consumidor precisa pagar do próprio bolso para realizar o exame que identifica a presença de anticorpos (IgA, IgG ou IgM) no sangue dos pacientes que foram expostos ao vírus em algum momento, independentemente de apresentarem sintomas da doença.

Como avalia a resposta do organismo para combater o Sars-CoV-2, o exame é indicado a partir do oitavo dia desde o aparecimento dos sintomas.

Entenda o caso

Desde março, no início da pandemia, os planos de saúde foram obrigados a cobrir testes para diagnóstico da Covid-19, como o RT-PCR, que identifica o material genético do vírus em amostras de mucosa do nariz e da garganta. O teste de sorologia chegou a ser coberto pelas operadoras por decisão judicial, mas a medida foi derrubada pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em 14 de julho.

Dois dias depois, em decisão unânime, a diretoria colegiada da ANS suspendeu a Resolução 458 que inclui o procedimento entre aqueles que deveriam ser arcados pelos planos de saúde.

Segundo a ANS, ainda era preciso concluir a análise quanto a eficácia do exame e o impacto financeiro da sua inclusão entre os procedimentos de cobertura obrigatória.

Para tanto, convocou uma audiência pública para o último dia 24 e apresentará agora o resultado de sua análise com o veredicto final sobre a inserção ou não do teste no rol.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here