Covid-19: Prefeitura faz testes na região Sul de Goiânia

0
306

A testagem ampliada de antígeno para a detecção da Covid-19 desta semana realizada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começa nesta quinta-feira (15/10) e segue até sexta-feira (16/10) na Escola Osterno Potenciano e Silva, Setor Castelo Branco. Assim como nas últimas testagens, as pessoas serão atendidas nas modalidades drive thru e pedestre.

Os testes realizados na população por meio de material coletado do nariz, com swab, uma espécie de haste flexível, entram na décima primeira semana e continuam priorizando as regiões que apresentam a maior circulação do vírus e, por isso, os moradores das regiões Sul e Campinas-Centro serão os atendidos na testagem desta semana.

“O setor Bueno é o bairro que apresenta a maior quantidade de pessoas contaminadas na capital com 2.478 casos no último boletim epidemiológico, seguido pelos setores Jardim América, com 1.681, e Oeste, com 1.269 casos. A testagem será realizada nestes locais para quebrar a cadeia de disseminação do vírus, já que as pessoas testadas que apresentam resultados positivos já entram em isolamento”, explica a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Grécia Carolina Pessoni.

O agendamento para a realização dos testes estará disponível a partir das 12 horas desta terça-feira (13/10) no site da SMS, por meio do link: https://saude.goiania.go.gov.br/, onde também será disponibilizada a lista dos 33 bairros atendidos na testagem desta semana.

No campo destinado será necessário informar o CPF e o nome do bairro onde o interessado mora e no dia do teste precisará apresentar o comprovante de endereço.

Poderão realizar o teste  pessoas acima de 12 anos, que não apresentem sintomas. O resultado do teste fica pronto em cerca de 20 minutos. Aquelas pessoas que estiverem com algum sintoma a orientação é procurar uma unidade de saúde.

Balanço

Desde o início da testagem ampliada da população no dia 5 de agosto até a última quinta-feira (8/10) foram realizados 89.593 testes de antígeno, sendo que 10.957 tiveram resultado positivo para a Covid-19, o que representa 12,2%.

Vacinação contra sarampo e gripe

Aproveitando o grande fluxo de pessoas nos locais de testagem, a SMS continua realizando a vacinação contra sarampo e gripe (influenza) nas pessoas que apresentarem resultado negativo para a Covid-19.

Podem vacinar contra sarampo quem tiver entre 20 e 49 anos, independente do número de doses tomadas anteriormente. No caso da gripe, podem vacinar pessoas de todas as idades que ainda não foram imunizadas este ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here