Aplicativo de transporte fecha parceria com o Hemocentro e concede descontos para doadores de sangue em Goiânia

0
274

 

Pelo segundo ano consecutivo, a empresa de transporte por aplicativo 99 fecha parceria com o Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz para incentivar a população a doar sangue na capital. Com descontos de até R$ 15 nas corridas de ida e volta ao Hemocentro, que fica localizado na Av. Anhanguera, n° 5.195, no Setor Coimbra, o voluntário terá mais comodidade para fazer sua doação entre os dias 29 de março e 29 de abril. Para ativar o desconto basta inserir o cupom DOESANGUEGYN no aplicativo da 99, que é válido para todas as formas de pagamento. Caso a corrida exceda o valor do cupom, o usuário do aplicativo deverá pagar o excedente.

Para a diretora-geral da Hemorrede Pública de Goiás, Denyse Goulart, a parceria com a 99 chegou na hora certa, uma vez que a rede estadual de hemocomponentes sofreu uma acentuada queda, devido ao aumento de casos do novo coronavírus em todo o Estado. “Chegamos a registrar um déficit de 49% em nossos estoques de sangue no mês março. Muitas pessoas estão impedidas de doar porque fizemos uma redução da idade máxima para ser um voluntário de 69 para 59 anos, também houve uma diminuição das coletas externas, devido ao fechamento de muitas empresas pelo decreto municipal de enfrentamento à covid-19. Além disso, muitas pessoas estão inaptas para doar por terem tido contato com pessoas com covid nos últimos 14 dias ou aquelas que tiveram a doença e ainda não completaram 30 dias sem os sintomas”, explica.

Denyse orienta para que todos os voluntários façam o agendamento da doação no pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457, e que não deixem usar máscara, cobrindo a boca e o nariz, para irem até o banco de sangue. “O agendamento é uma medida para evitar aglomerações, e tornar o atendimento mais ágil na unidade”. Outro pedido da diretora é para que os voluntários evitem levar acompanhantes, outra medida para evitar aglomerações no local.

Quem pode doar?

Para fazer uma doação de sangue é necessário:

  • estar saudável;
  • ter peso acima de 50 kg;
  • apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e
  • ter entre 16 e 59 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis.

A orientação é que doadores acima de 60 anos, fiquem em casa, visto que são pessoas do grupo de risco do novo coronavírus. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra o novo coranvírus é preciso esperar 48 horas após a Coronavac ou Covaxin, e sete dias após a aplicação das demais. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar, já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.

Veja como ativar a promoção na 99:

  1. No aplicativo da 99, selecione a opção “Cupom de Desconto”
  2. Insira o código DOESANGUEGYN e confirme
  3. Solicite a viagem para o Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás
  4. Agora é só chegar e doar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here