Sesc GO: reumatologista palestra sobre Fibromialgia e os desafios da doença invisível

0
264

Conforme consta no site da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Goiás (SES), a Fibromialgia “é uma síndrome que engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono”. Ainda de acordo com a SES, a doença “trata-se de uma forma de reumatismo associado à sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso”.

Para explicar mais sobre essa doença e tirar todas as dúvidas do público, o reumatologista Dr. Rafael Navarrete é o convidado do projeto Educação em Saúde do Sesc Goiás nesta quarta-feira (31) para a palestra “Fibromialgia: os desafios de uma doença invisível”. O evento online será transmitido pelo canal do Sesc no Youtube (youtube.com/sescgo) às 19h.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, de cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. O diagnóstico é clínico, ou seja, não existem exames que mostram a doença. Ainda não se sabe ao certo o que pode causa-la, mas é de conhecimento que diferentes fatores podem favorecer o seu surgimento, como doenças graves, traumas emocionais e físicos, mudanças hormonais entre outros.

Quem busca tratamento quer uma melhor qualidade de vida, visto que as dores causadas pela fibromialgia podem causar muitas mudanças na rotina do paciente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here