Hoje é Dia: semana lembra refugiados e Olimpíada

Conheça fatos e datas da semana de 20 a 26 de junho de 2021

0
227
Foto: Ricardo Moraes

A semana entre os dias 20 e 26 de junho é marcada por datas importantes para os direitos humanos: o Dia Mundial do Refugiado (20) e o Dia Internacional em apoio às Vítimas de Tortura (26). Os dois marcos foram estabelecidos pelas Organizações das Nações Unidas (ONU).

Para os desportistas brasileiros, o dia 23 é celebrado o Dia Nacional do Desporto, data criada pelo artigo 86 da Lei Pelé. Além disso, o mundo celebra o Dia Olímpico (23).

Em 2021, os Jogos Olímpicos ocorrem em Tóquio em meio a diferentes incertezas causadas pela pandemia do covid-19. A maior competição esportiva do planeta aconteceria no ano passado, e foi adiada em virtude da crise sanitária. Para acompanhar a cobertura das Olimpíadas de Tóquio na Agência Brasilclique aqui.

Em busca de refúgio

O Dia Mundial do Refugiado (20 de junho) surgiu em 2000 para marcar o aniversário da Convenção de Genebra de 1951, evento que atualizou o conceito de refugiado. De acordo com levantamento da Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), mais de 1% da população mundial – uma em cada 95 pessoas – estão neste momento em deslocamento forçado. No Brasil, os refugiados venezuelanos buscam um recomeço nas regiões próximas às fronteiras amazônicas.

Por falar em Venezuela, no dia 24 completam-se 200 anos do início da Batalha de Carabobo, conflito decisivo na guerra de independência da Venezuela contra a Espanha. O revolucionário pernambucano José Inácio de Abreu e Lima ajudou o general Simon Bolívar a conquistar a independência de diversos países latino-americanos, participando, inclusive da Batalha do Carabobo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here