Mais de 360 pessoas em situação de rua já foram vacinados contra Covid em Goiânia

0
281
Foto: Fabio Rodrigues

A população em situação de rua de Goiânia começou a ser vacinada contra Covid-19 com a primeira dose em 5 de maio. Segundo a da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um total de 368 doses foram aplicadas. Todos tomaram a vacina do laboratório AstraZeneca.

A aplicação das doses nesse grupo foi realizada pelo Consultório na Rua (CNR), que foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) do Ministério da Saúde. Atualmente, cinco equipes atuam no programa, saem às ruas diariamente pela manhã, tarde ou noite para realizar o atendimento.

A pasta informa que a partir do dia 28 de julho será iniciado a administração da segunda dose nesse grupo.

Em Goiânia, a primeira dose já foi aplicada em 38% da população, a segunda aplicação foi feita em 14,45%. As pessoas vacinadas com a dose única, vacina da Janssen, é de apenas 1,27%. Com isso, se­gundo os dados da SMS, a porcentagem de imunizados na capital é de 15,72%.

100% POR IDADE

Em uma decisão tomada pela comissão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), Goiás passa a destinar 100% de doses contra a Covid-19 para vacinação da população em geral por idade. Atualmente, 90% dos imunizantes são destinados ao grupo geral e 10%, aos prioritários.

No entanto, a SES esclareceu que as puérperas, gestantes, idosos, trabalhadores da saúde, educação ou portadores de comorbidades que ainda não se vacinaram, por algum motivo, podem se imunizar normalmente, inde­pendentemente da faixa etária que estiver sendo atendida pelo município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here