Governo de Goiás autoriza obras da nova sede da Escola Estadual Professora Zuzu, em Catalão

Construção da nova sede é aguardada há anos pela população das Vilas Cruzeiro I e II, dos bairros das Américas e São João e adjacências

0
285
Foto: Divulgação

O governador Ronaldo Caiado assinou, dia 14 de julho, a ordem de serviço que autoriza o início das obras da nova sede da Escola Estadual Profes­sora Zuzu, em Catalão. O valor total do investimento será de R$ 4.614.346,95 e a previsão de conclusão do prédio é de 12 meses.

A ordem de serviço foi assinada durante a terceira edição do Encontro de Prestação de Contas da Educação e de Suporte Técnico das Secre­tarias Municipais de Educação no Simec/PAR, realizado no auditório da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc).

Com 35 anos de existência, a atual sede faz parte de um modelo antigo e ultrapassado, onde o calor é insuportável por conta das salas de aula pequenas e o teto muito baixo. Esse modelo é conhecido como “escola de placas”.

A escola atual será totalmente demolida e, em seu espaço, será erguido um novo prédio, considerado um modelo de excelência em sua estrutura física. A nova Escola Estadual Professora Zuzu será a primeira unidade educacional Padrão Século XXI de Catalão.

Por conta dos trâmites para o início da obra, a instituição de ensino passou por reordenamento e não funcionou durante o primeiro semestre de 2021. A grande maioria dos 190 alunos foi transferida para o Colégio Estadual Maria das Dores, que fica nas proximidades.

Padrão de excelência

As obras do novo prédio têm previsão de ser concluídas no prazo de 12 meses. Quando estiver pronta, a nova escola terá capacidade para atender até 1.260 estudantes nos três turnos, ampliando o atendimento à população das Vilas Cruzeiro I e II, dos bairros das Américas e São João e adjacências.

O projeto arquitetônico da nova escola faz parte de um modelo tão inovador que inspirou o Ministério da Educação (MEC) a replicá-lo em outros Estados brasileiros. Além de ampla área para estacionamento interno, o prédio possui três pavilhões com 12 salas de aula, vestiários, auditório, biblioteca, pátios cobertos, cozinha e refeitório, sala de Atendi­mento Educacional Especia­lizado (AEE), quadra poliesportiva coberta, dois laboratórios (Informática e de Física e Biologia), extensa área verde e vários espaços de convivência para estimular a interação entre alunos e professores.

Além do novo prédio da E. E. Professora Zuzu, o Governo de Goiás planeja construir no município de Catalão uma segunda unidade escolar Padrão Século XXI nos próximos dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here