Tribuna Política | Durante eleição da Mesa Diretora, Rogério Cruz acionou Cabo Senna para apaziguar vereadores

0
317

Durante a eleição da Mesa Diretora, que renovou o mandato do atual presidente, Romário Policarpo (Patriota), na Câmara de Goiânia, surgiram cobranças quanto a prestação de contas do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), atrasada em dois quadrimestres (janeiro a abril e maio a agosto de 2021). Um vereador revelou à coluna que o presidente da Comissão Mista, vereador Cabo Senna (Patriota), recebeu uma ligação do prefeito durante a sessão de eleição para que marque a audiência pública. Será uma única reunião para apresentar os dois balanços, a ser marcada na semana que vem. Cruz, segundo o vereador, agiu rápido para não atrapalhar a tão esperada trégua gerada pela composição entre o grupo dos 21, que lançou Policarpo presidente para o biênio 2021-2022, e o grupo dos 14. “É a evidência de armistício entre o Legislativo e os secretários forasteiros do prefeito”, profetiza o vereador.

Nem 17, nem 25

Deverá ter o número 44 e se chamar União Brasil o novo partido que resultará da fusão do DEM com o PSL. O governador Ronaldo Caiado, atualmente no comando do DEM em Goiás, continuará como presidente da nova legenda. Ficou acertado que no caso de um dos dois ter governador no estado, o cargo é automático.

Caiado no topo

O encontro em que saiu a definição, realizado na quarta-feira, em Brasília, foi restrito aos presidentes do DEM, ACM Neto; do PSL, Luciano Bivar; do vice-presidente do PSL, Antonio Rueda; e Caiado.

Ficou enorme

A junção é algo inédito no país por serem dois grandes partidos, ambos com representantes na Câmara e Senado. Geralmente as fusões são feitas por nanicos que se unem para não desaparecerem do cenário político.

Convosco

Da terra da Comigo, o presidente da Assembleia, deputado Lissauer Vieira (PSB), debate na casa a proposta da Nova Política Estadual do Cooperativismo. Na quinta-feira, ele recebeu o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB/GO), Luís Alberto Pereira, para reunião.

Lei do cooperativismo

Lissauer vai propor uma lei que institui o Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop) e a consolidação de parcerias público-privadas voltadas para a retomada econômica e geração de emprego e renda no âmbito estadual.

Empoderamento…

A Prefeitura de Goiânia regulamentou a execução do programa Renda Família + Mulher na capital, destinado a mulheres que residem em Goiânia, em situação de vulnerabilidade em decorrência da pandemia de Covid-19.

…feminino

O benefício será de R$ 300 durante seis meses e o pedido deverá ser solicitado a partir da segunda-feira 4, até 31 de março de 2022, no site da Prefeitura. Assim como o Mães de Goiás, será pago às mulheres.

BR-153 > Assinado na sexta-feira, o contrato para a concessão de três rodovias federais que cortam Goiás e passam por mais de 20 municípios goianos, as BRs-153, 080 e 414, prevê investimentos de R$ 14 bilhões nos três sistemas viários leiloados, que têm, juntos, 850 quilômetros, dos quais 672 serão duplicados. A estimativa é de que sejam gerados 120 mil novos empregos diretos e indiretos.

Guns N’ Roses

O deputado federal Delegado Waldir (PSL) baixou as armas e passou a ser o mais governista dos deputados federais goianos. Após ter se “lançado” candidato a senador na chapa de Ronaldo Caiado e Daniel Vilela em 2022, no evento da aliança DEM/MDB, ele foi escalado para representar o governador em evento da Educação, com a presença de 31 prefeitos do Centro Goiano.

Meu garoto

O senador Vanderlan Cardoso (PSD) indicou o seu ex-assessor parlamentar e ex-prefeito de Inhumas, Abelardo Vaz, para o cargo de superintendente regional da Codevasf em Goiás. A companhia auxilia na infraestrutura dos municípios e é a responsável, por exemplo, por destinar máquinas e implementos para fomentar a agricultura familiar.

Temos vagas

Com os dados do Caged em mãos, o titular da SIC, José Vitti, credita o saldo de empregos em Goiás — mais de 100 mil vagas formais com Carteira de Trabalho assinada, entre janeiro e agosto — ao DNA do atual governo. “Desde o ano passado, o governador tem estabelecido diversas ações para minimizar os efeitos da pandemia e permitir que os empresários, especialmente os micros e pequenos, mantenham suas portas abertas.”

De olho em 2022

Ex-senador, Demóstenes Torres lançou, em happy hour na quinta-feira, a banca eleitoral de seu escritório, localizado em Goiânia. Ele, que é um dos juristas mais respeitados do país, aposta no crescimento de demanda para a área no próximo ano, que tem eleições.

Em qual canoa?

Vereadores da base e da oposição ao prefeito Rogério Cruz aguardam os próximos dias para compreender como ficará o posicionamento de Lucas Kitão (PSL) no plenário da Câmara de Goiânia. Apesar de se definir como aliado, ele votou contra o Código Tributário Municipal e não participou da eleição da Mesa Diretora que renovou o mandato do presidente Romário Policarpo (Patriota).

1 Moda

A Câmara de Goiânia abriu precedentes para outros legislativos municipais mudarem seus regimentos e alterar a forma de eleger as mesas diretoras.

2 Ensaio

As Câmaras de Vereadores das vizinhas Aparecida de Goiânia e Anápolis já fizeram consultas informais sobre o procedimento adotado na capital.

3 Exemplo

A Câmara de Goiânia, por sua vez, seguiu trilha aberta pela gestão do deputado estadual Lissauer Vieira (PSB) na Assembleia Legislativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here