Governo de Goiás decreta luto oficial de sete dias pela morte de Iris Rezende

0
205

O governador Ronaldo Caiado decretou nesta terça-feira, 09, luto oficial de 7 dias pela morte do ilustre ex-governador do Estado de Goiás, ex-ministro da Justiça e da Agricultura, ex-senador da República, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende Machado, aos 87 anos de idade.

Iris tentava se recuperar de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que sofreu em 6 de agosto após sentir fortes dores de cabeça e, no mesmo dia, passou por um procedimento cirúrgico para conter uma hemorragia na cabeça.

O ex-governador passou as últimas semanas no Hospital Vila Nova Star. Iris morreu por volta das 0h30, mas a informação foi divulgada duas horas depois, após postagem da assessoria do político em seu perfil nas redes sociais:

“Com grande pesar informamos a morte do ex-prefeito e ex-governador de Goiás Iris Rezende Machado, aos 87 anos, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Ele estava em tratamento contra um Acidente Vascular Cerebral (AVC) desde o dia 06/08/2021. No último sábado (6) foi submetido à intubação para tratar uma forte infecção”.

Foram 62 anos de vida pública marcados por sua força, coragem, espírito público e irreverência.

O governador Ronaldo Caiado, em suas redes sociais, lamentou a morte do amigo e líder do MDB de Goiás:

“Durante minha campanha ao Senado Federal, passei a conviver frequentemente com Iris Rezende. A paixão por Goiás, o sentimento de paternidade por Goiânia, os gestos, as ações e a história comprovam o quanto Iris foi um homem público exemplar. Eu passei a ouvi-lo com muita frequência. Foi político por mais de 60 anos sem perder sua capacidade de ouvir e de interagir com o povo. Nos mutirões, prática que alguns políticos achavam ultrapassada, mostrou o porquê de sua longevidade. Com humildade, determinação, recebia lições das pessoas mais simples e humildes. Antecipava o que o povo queria. Essa foi a lição número 1 para explicar Iris como referência nacional, tão querido, que transformou o MDB de Goiás num partido com pessoas tão apaixonadas e militantes. Deixou um dos maiores legados na política do Brasil. Eu o cito com frequência depois que assumi o executivo, quando me deparo com auxiliares dizendo que têm dificuldades para atingir metas: imaginem um governante no começo da década de 1980 construir mil casas em apenas um dia! Isso define bem quem foi Iris Rezende. Deixou escola, fez muitos discípulos, tem uma multidão de apaixonados que hoje sentem, choram a sua partida. Mas com certeza Iris estará lá em cima ensinando a prática dos mutirões e nos orientando a continuar aqui em Goiás fazendo a política com ética e dignidade. E a população reconhecendo sua trajetória de vida política. A família decidiu fazer o velório e toda a cerimônia de despedida no Palácio das Esmeraldas. Iris terá todas as honras que merece do Estado de Goiás. Adeus, Iris Rezende. E saiba que a sua história continuará com os bons políticos de Goiás. Está decretado luto oficial. Nosso Estado chora a sua partida, meu amigo. Saudades.”

O sepultamento será no cemitério Santana, em Goiânia, e está previsto para às 17 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here