TEMA

 

O 14º Concurso Goiás na Ponta do Lápis, promovido pela Tribuna do Planalto, propõe uma abordagem temática instigante, isto é, Inovação como oportunidade para os jovens.

A temática sugerida externaliza uma realidade na sociedade contemporânea.  É fato que, diante de vários perfis de jovens estudantes que estão se preparando para o mercado de trabalho, é necessário que se promovam ações que motivem e incentivem cada um deles a vislumbrar um futuro melhor. Felizmente, hoje, no Brasil, temos uma corrente fluindo rumo a um futuro promissor, em virtude de uma maioria expressiva de jovens visionários, engajados em projetos inovadores.

Nesse viés, considerando as atuais tendências que estão levando o mundo a uma transformação tecnológica radical, isto é, a  4ª Revolução Industrial,  a qual pré-determina especificidades e peculiaridades tidas como premissas quase que sine qua non para que um iniciante tenha seu lugar nesse espaço, é importantíssimo que esses jovens sejam instigados a fazer parte dessa era da inovação e que o ambiente escolar seja, também, o locus em que eles possam se expressar e traças objetivos e metas a serem alcançadas.

Nesse sentido, por meio desse concurso, para o ano de 2018, esperamos promover no ambiente escolar discussões, reflexões que permitam esses jovens estudantes a despertar para essa nova realidade e, principalmente, que esses consigam perceber a importância e necessidade de estarem abertos ao novo, às inovações, ao empreendedorismo, como forma de serem inseridos nesse contexto.

Dessa forma, será essencial que unidades escolares participantes promovam ações que abordem essa temática, a fim de dar subsídios para que esses jovens tenham condições de participarem efetivamente do concurso e, ainda, deem continuidade a essas ideias, aos projetos de vida, que por ventura vem se consolidar e/ou potencializar a partir dessa iniciativa.