Tribuna do Planalto

Desde 1986 Fundador e Diretor-Presidente Sebastião Barbosa da Silva tribunadoplanalto.com.br
Ano 29 - Nº 1.454 Go­i­â­nia, 19 de outubro a 25 de outubro de 2014
 
Banner

Depois do esforço, a recompensa

  • PDF

549-E4-FOTO PJ

Com o fim do ano letivo se aproximando, a dedicação e o esforço dos bons alunos sempre são reconhecidos com a aprovação para a próxima série. Mas, neste ano de 2011, alguns estudantes e escolas têm mais o que comemorar.
Isso porque diversas premiações e concursos em nível nacional reconheceram o trabalho desenvolvido pelas unidades de ensino com os 600 mil alunos da rede pública estadual. Confira alguns deles:

Prêmio Gestão Escolar 2011
A Escola Estadual José Pontes de Oliveira, de Bela Vista de Goiás, conquistou uma vaga como finalista deste prêmio. Quem ficou em primeiro lugar na votação feita por educadores e gestores foi uma unidade de ensino do Tocantins, mas o prêmio maior ninguém tira: o aprendizado dos alunos da escola goiana.
Vencedora nas etapas estadual e regional do prêmio, a E.E. José Pontes de Oliveira recebeu R$26 mil por ser a primeira colocada de Goiás e mais R$10 mil por estar entre as seis melhores do Brasil. A diretora Roberta Martins de Lima também ganhou uma viagem de intercâmbio para conhecer experiências educacionais de sucesso nos Estados Unidos.

Parlamento Jovem Brasileiro
Três alunas da rede pública estadual participaram da 8ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro, em Brasília. A iniciativa, promovida pela Câmara Federal, levou estudantes de escolas públicas e particulares de todo o País ao Congresso Nacional para conhecerem o cotidiano local e as funções dos deputados.
As alunas simularam atividades parlamentares e defenderam seus próprios projetos de lei. As estudantes Eduarda Passinato, Tainara Aguiar e Thalita de Souza foram as representantes do Estado de Goiás. Eduarda é estudante do Colégio Estadual Antônio Ferreira Rios, em São Francisco de Goiás, e elaborou um projeto de lei que dispõe sobre a concessão de incentivos para qualificação e permanência do jovem no campo.
Tainara estuda no Colégio Estadual Professor José Paschoal da Silva, em Silvânia, e seu projeto de lei modifica o artigo da Lei 8.069, de 13 de junho de 1990, que dispõe sobre a lei do Estatuto da Criança e do Adolescente, para disciplinar o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar.
Thalita Valadares de Souza, estudante do Colégio Estadual Dr. Dorival Brandão de Andrade, em São Miguel do Araguaia, elaborou um projeto de lei que cria o cursinho pré-vestibular para alunos da rede pública.

Concurso de Redação do Senado Federal
A estudante Janaína Santana Vilela, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Jandira Bretas Quinan, em Vianópolis, conquistou o segundo lugar no 4º Con­cur­so de Redação do Senado Federal com o texto intitulado “Viagem Democrá­tica Rumo ao Progresso”. A colocação é fruto do esforço e dedicação da professora Ednalva Soares de Carvalho, que faz um ótimo trabalho de produção de textos com seus alunos.
O colégio onde Janaína estuda receberá como prêmio dois computadores para uso coletivo na unidade de ensino. A premiação da representante de Goiás no concurso nacional inclui uma viagem a Brasília, com todas as despesas pagas, onde ela atuou como "jovem senadora" por três dias (de 16 a 18 de novembro).
Os autores das redações escolhidas em cada Estado ainda receberão como prêmio notebooks, medalhas, certificados e seus textos serão publicados em um livreto que será produzido pelo Senado.

Jovens embaixadores
Os estudantes Rafael de Oliveira Pena Neto, do Colégio Estadual José Salviano Azevedo, de Santa Helena; e Rafaela Leal de Souza, do Colégio Estadual Rocha Leal, de Águas Lindas, foram selecionados para o Programa Jovens Embaixadores 2012, que leva alunos de escolas públicas brasileiras para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.
Mais de sete mil estudantes de Ensino Médio da rede pública de todos os estados brasileiros competiram por uma das 45 vagas disponíveis no programa deste ano. Eles irão conhecer a capital dos EUA, participar de oficinas de liderança e visitar escolas e projetos sociais.
A permanência dos estudantes brasileiros será custeada pela Embaixada dos Estados Unidos. Depois do retorno dos Jovens Embaixadores ao Brasil, o governo norte-americano irá oferecer oportunidades de cursos de inglês de curta duração e de programas de graduação por meio dos escritórios de Orientação Educacional (Edu­cation USA).

Soletrando
A estudante Ana Clara de Oliveira será a representante de Goiás no quadro "Soletrando", do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo de Televisão, previsto para ir ao ar em fevereiro do ano que vem.
Ela cursa o 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Ana Nastre de Melo, em Acreúna, e contou com a orientação do professor de Língua Portuguesa, Clodoaldo Ferreira.
A Secretaria de Estado da Educação parabeniza todos os alunos, gestores, professores e demais servidores! (Edson Leite Júnior)

Banner
Voce esta aqui Matérias em texto