Tribuna do Planalto

Desde 1986 Fundador e Diretor-Presidente Sebastião Barbosa da Silva tribunadoplanalto.com.br
Ano 28 - Nº 1.428 Go­i­â­nia, 20 a 26 abril de 2014
 
Banner
politica

José Eliton anuncia desfiliação do DEM

  • PDF

P2 01 PJ

Acabou a novela sobre a situação do vice-governador José Eli­to­n­ no DEM. Na quarta, 26, em nota divulgada por sua assessoria de imprensa, o ex-democrata anunciou o desligamento do partido, fato que era especulado desde o começo do ano. A crise com o DEM foi antecipada pela Tribuna no início de janeiro, quando em entrevista exclusiva o vice confessou que estava à procura de novo partido.
“O vice-governador José Eliton de Figuerêdo Júnior informa o seu desligamento do Democratas. Segundo ele, tornou-se insustentável sua permanência no partido em face dos acontecimentos públicos e notórios referentes a (sic) sua presença no Democratas”,  disse o documento.
José Eliton não deve ficar sem partido por muito tempo, já que está com conversas adiantadas com o PP, presidido pelo deputado federal Roberto Balestra. No início do mês, ainda filiado ao DEM,  ele participou da convenção nacional do PP, que elegeu o senador Ciro Nogueira, do Piauí, como novo presidente do diretório nacional pepista. Na ocasião, um convite oficial ao vice-governador teria sido feito pelo dirigente piauiense.
Especulada desde o início do ano, a saída de José Eliton do DEM pode ter sido motivada por uma nota divulgada na semana passada pelo presidente do diretório nacional da sigla, o senador José Agripino Maia. De acordo com o comunicado, o presidente estadual da sigla em Goiás, o deputado federal Ronaldo Caiado, tem plenos poderes para decidir os rumos do partido na eleição de 2014.
Próximo do governador Marconi Perillo (PSDB), José Eliton perderia espaço dentro do DEM, já que Caiado articula uma candidatura própria ao governo do Estado em 2014. Assim, não restou alternativa ao vice-governador a não ser deixar a sigla. Caiado, que foi quem indicou Eliton para o posto em 2010, foi discreto ao comentar a decisão do antigo aliado.
“Só tenho a dizer que lamento, mas o DEM vai continuar crescendo e lutando pelo desenvolvimento de Goiás”, disse o deputado federal, em entrevista ao jornal O Hoje. Além disso, Caiado também cobrou gratidão de José Eliton. “O que o DEM fez por esse rapaz é algo inédito na política de Goiás”, disse ele à publicação.

Newsletter

Voce esta aqui Política José Eliton anuncia desfiliação do DEM