Próximo, muito próximo, ronda um perigo. Ele pode estar à espreita, e nem sempre vem de mãos inimigas. Muitas vezes quem nos apresenta a ela é justamente algum “amigo”. Vem embrulhada de inocência, curiosidade, euforia e afirmação.
Até o primeiro encontro não se sabe ao certo que a droga existe, porém rapidamente ela se instala, rouba suas energias e sonhos, te afasta, tirando seu futuro, te transformando em barco sem rumo, que navega na mentira, assassina seus valores e rouba o orgulho de entes queridos.
Quem entra nesta, rapidamente encontra o caminho mais curto para se tornar um morto-vivo, pois as drogas são tão convincentes que todo dia arrancam novas vítimas de seus lares, com precisão cirúrgica.
Assumindo cada um o seu papel, devemos lutar todos juntos, reagir, vigiar, vacinar e combater esta inimiga ardilosa e preparar as crianças para que não caiam neste abismo.
A escola deve ser parceira e reforçar argumentos que mostrem caminhos sem atalhos para a verdadeira felicidade. Ao governo cabe nos dar a segurança e combater o tráfico de drogas. A todos nós cabe a responsabilidade de enfrentar esta epidemia social, mas a família deve exercer o papel principal, sendo exemplo e dando a cada dia fortes doses de amor e respeito, para que jamais nenhuma substância consiga superar a alegria de ser feliz por apenas viver.
Categoria C – Segundo lugar
Aluna: Luana Alves Simões
Escola do Sesi - Jundiaí
Professora: Orlandina Soares da Silva
Regional: Anápolis
O conhecimento sobre qualquer questão nos ajuda a tomar decisões, por isso o tema deste ano foi importante para o debate em sala de aula. Além disso, muitas famílias também aproveitaram o diálogo para conversar sobre esse mal que vem tirando a vida de muitos jovens.”








Please wait...