Skip to content

Quem é Macaé Evaristo, a escolhida para o Ministério dos Direitos Humanos

A deputada estadual de Minas Gerais, Macaé Evaristo, assume o Ministério dos Direitos Humanos após a saída de Silvio Almeida, que foi demitido em meio a acusações de assédio sexual


Laiz Queiroz Por Laiz Queiroz em 09/09/2024 - 16:29

© Henrique Chendes/ALMG

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou a deputada estadual de Minas Gerais, Macaé Evaristo (PT), para o cargo de Ministra dos Direitos Humanos. A escolha ocorre após a saída de Silvio Almeida, que foi demitido em meio a acusações de assédio sexual.

Macaé Evaristo é graduada em Serviço Social, além de mestre, e doutoranda em Educação. Ela tem uma longa carreira dedicada à educação pública, tendo sido a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal de Educação de Belo Horizonte (2005-2012) e secretária estadual de Educação de Minas Gerais (2015-2018). Também atuou como titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação entre 2013 e 2014.

Durante sua atuação no MEC, Macaé coordenou projetos como a criação de escolas indígenas e a implementação de programas de inclusão para estudantes de escolas públicas, negros e indígenas. Ela também esteve envolvida na implementação das Escolas Integradas em Minas Gerais e Belo Horizonte.

Além de Macaé Evaristo, outros nomes foram considerados para o cargo, como Nilma Lino Gomes, ex-ministra do governo Dilma Rousseff, e a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ). Até a nomeação de Evaristo, a ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, havia ocupado o cargo interinamente.

Pesquisa