skip to Main Content

60% do eleitor brasileiro não conhece Caiado, aponta pesquisa

Pesquisa Genial Quaest também mediu preferência do eleitorado para enfrentar Lula (PT), na eleição de 2026


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 15/05/2024 - 07:34

Governador Ronaldo Caiado (Foto: Divulgação)

Mesmo com alto índice de aprovação em Goiás, sendo considerado por muitas pesquisas o governador mais bem avaliado do Brasil, Ronaldo Caiado (União Brasil), ainda é um desconhecido no cenário nacional. É o que mostra a primeira pesquisa Genial/Quaest sobre a corrida presidencial de 2026. 60% dos entrevistados não conhecem o chefe do executivo goiano. Dos entrevistados, 24% relataram não votar nele e 3% não souberam responder.

Caiado não esconde de ninguém que deseja lançar seu nome na eleição presidencial de 2026 e tenta colar seu projeto no bolsonarismo, órfão do seu principal representante já que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está impedido de concorrer por estar inelegível.

Entre prováveis postulantes, Caiado é o mais desconhecido. Na sequência estão, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 57%; a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) é desconhecida por 53% dos entrevistados ante ao governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), com 50%. Tarcísio de Freitas, que governa São Paulo e é filiado ao Republicanos, tem 39% do desconhecimento do eleitorado.

A pesquisa também buscou saber qual o melhor nome para enfrentar Lula na disputa em 2026, na falta do ex-presidente Jair Bolsonaro. 41% dos eleitores citaram a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro que atualmente preside o PL Mulher. Tarcísio de Freitas foi citado na sequência com 33%. Empatados tecnicamente, estão Ratinho Jr, com 7%, junto com Caiado e Zema que aparecem com 5%. Não sabem ou não responderam somam 9%.

A pesquisa Genial/Quaest realizou 2.045 entrevistas presenciais e tem margem de erro estimada de 2,2 pontos porcentuais. A coleta ocorreu entre os dias 2 e 6 de maio, com brasileiros com 16 anos ou mais, em todos os Estados.