A previsão do tempo em Goiás deve ter uma segunda-feira (26) de sol entre nuvens, tempo abafado e condições favoráveis à ocorrência de tempestades isoladas. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o avanço de uma frente fria pela região Sudeste intensifica o transporte de umidade para o Brasil Central, favorecendo a formação de nuvens e pancadas de chuva de intensidade variada.
O alerta inclui a possibilidade de descargas elétricas, rajadas de vento superiores a 60 km/h e eventual queda de granizo em pontos isolados do estado. Apesar da previsão de chuva, o aquecimento ao longo do dia deve manter as temperaturas elevadas em diversas regiões goianas.
Chuva acumulada em Goiás
Os dados do Cimehgo apontam que Niquelândia registrou o maior volume de chuva entre os municípios listados no domingo (25), com 41,2 milímetros (mm). Na sequência aparecem Porteirão, com 28,2 mm; Turvelândia, com 25,4 mm; Cromínia, com 23 mm; e Chapadão do Céu, com 20 mm.
Em Goiânia, o acumulado foi de 13,2 mm no domingo. Anápolis registrou 15,8 mm, enquanto Senador Canedo teve 12,6 mm.
Nas primeiras horas desta segunda-feira, entre 0h01 e 7h, Novo Gama acumulou 16,4 mm, seguido por Nova Crixás, com 15,8 mm, e Goiânia, com 11,2 mm. Também foram registrados 10,6 mm em Simolândia e 10,4 mm em Águas Lindas de Goiás.
Temperaturas seguem elevadas
Mesmo com a possibilidade de chuva, a previsão aponta calor intenso em algumas localidades. Entre as temperaturas máximas informadas para esta segunda-feira estão 39°C em Aragarças, 38°C em São Miguel do Araguaia e 37°C em Porangatu e na Cidade de Goiás.
Em Goiânia, a máxima prevista é de 35°C. Anápolis deve registrar 32°C, enquanto Caldas Novas tem máxima indicada de 31°C.
No amanhecer, as menores temperaturas da lista foram registradas em Chapadão do Céu, com 18,1°C; Alto Paraíso de Goiás, com 18,5°C; e Mineiros, com 18,8°C. Em Goiânia, a mínima registrada foi de 19°C.
El Niño e condições climáticas
O boletim também destaca a atuação do El Niño no Pacífico Equatorial Central. Segundo os dados apresentados pelo Cimehgo, o índice CDAS Niño 3.4 registrou anomalia de temperatura da superfície do mar de +2,91°C, indicando aquecimento expressivo nessa região do oceano.
O cenário previsto para Goiás combina temperaturas elevadas, umidade e variação de nebulosidade, condições que favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e temporais localizados.
Recomendações durante tempestades
Em caso de tempestade, a orientação é evitar abrigo sob árvores, manter distância de estruturas metálicas e não permanecer em áreas abertas durante a incidência de raios. Também é importante redobrar a atenção em locais sujeitos a alagamentos e durante rajadas de vento.
O Cimehgo, vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), recomenda a continuidade do uso racional da água, mesmo com os volumes de chuva registrados em diferentes municípios.
Em situações de emergência envolvendo incêndios florestais ou necessidade de atendimento do Corpo de Bombeiros, o telefone é 193. A Defesa Civil de Goiás atende pelo número (62) 3201-2204.












