Skip to content

Ministro diz que vai pedir à PF para investigar apagão no País

Pedido também será direcionado à Abin, para saber se houve interferência humana


Redação Tribuna do Planalto Por Redação Tribuna do Planalto em 15/08/2023 - 17:52

investigacao, policia federal, abin, apagao, brasil

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (15) que vai pedir à Polícia Federal e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para investigar se o apagão que atingiu o País pode ter sido causado por ação humana. Segundo levantamento, 25 estados e o Distrito Federal foram atingidos pelo apagão, cuja causa ainda não foi explicada pelas autoridades.

“Por se tratar de um setor altamente sensível, além de determinar as apurações devidas e internas pelo ONS, Aneel e nossas vinculadas, estou oficiando ao Ministério da Justiça, para que seja encaminhada à Polícia Federal um pedido de instauração de inquérito policial para que apure com detalhes o que poderia ter ocorrido, além de diagnosticar apenas onde ocorreu. Vamos encaminhar tanto à PF quanto para a Abin a instauração de procedimentos para apurar eventuais dolos nesse ocorrido de hoje”, afirmou o ministro.

Redação Tribuna do Planalto

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa