Skip to content

Antônio Gomide é o deputado com maior número de leis ambientais em Goiás

Desde seu primeiro mandato, Antônio Gomide coloca a defesa do Cerrado como prioridade para sua atuação


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 25/10/2023 - 10:20

Deputado estadual Antônio Gomide (Foto: Alego)

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) é o parlamentar com maior número de propostas que favorecem o bioma Cerrado aprovadas no legislativo goiano, sendo nove já sancionados.

Desde seu primeiro mandato, Antônio Gomide coloca a defesa do Cerrado como prioridade para sua atuação na Assembleia. Através de sua atuação, seis projetos se tornaram leis em Goiás entre 2021 e 2023.

Entre eles, o projeto que Institui a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais e que Institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado de Goiás (Veja a lista abaixo).

Somente em 2023, três projetos de autoria de Antônio Gomide foram aprovados e viraram lei em Goiás. São eles o que Institui o Dia dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, projeto que proíbe do uso foliar de Fipronil em territórios limítrofes de áreas que produzem mel, no Estado de Goiás, e o que cria a “Semana Estadual da reciclagem e do meio ambiente” nas escolas da rede estadual de ensino do estado de Goiás.

“Buscamos estar sempre atentos aos avanços do desmatamento em Goiás e atuamos para que o Cerrado seja de fato prioritário na formulação de políticas públicas que tenham de fato um equilíbrio entre a economia e a preservação”, pontua.

Projetos de Antônio Gomide que viraram leis ambientais

– Institui a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais
Institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado de Goiás

– Dispõe sobre a “Política Estadual de incentivo à formação de bancos comunitários de sementes e mudas

– Institui a “Semana de conscientização e informação sobre a prevenção e cuidados aos animais” e o serviço de denúncia, S.O.S animal, via WhatsApp para registrar violência contra animais domésticos e de rua

– Institui a campanha “Mês Verde” no estado para garantir, ao menos em um mês do ano, visibilidade ao tema ambiental em Goiás buscando conscientização e estímulo à educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável

– Institui o “Agosto Verde”, que busca a conscientização sobre os incêndios no estado de Goiás e dá outras providências

– Institui o Dia dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis

– Dispõe sobre a proibição do uso foliar de FIPRONIL em territórios limítrofes de áreas que produzem mel, no Estado de Goiás

– Cria a “Semana Estadual da reciclagem e do meio ambiente” nas escolas da rede estadual de ensino do estado de Goiás

 

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa