Skip to content

Pedágios em rodovias terão que aceitar Pix, crédito e débito

Prazo é de que as empresas se adaptem e métodos de pagamento comecem a funcionar em 90 dias


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 08/03/2024 - 15:00

Atualmente, há 24 concessões de estradas em operação no país

O Ministério dos Transportes publicou uma portaria prevendo que as concessionárias que administram rodovias federais devem, a partir de 90 dias, aceitar pagamentos via Pix e cartões de crédito e débito. O texto também determina que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deverá definir a quantidade de cabines com essas “tecnologias” por praça de pedágio.

O objetivo, segundo o Ministério dos Transportes, é garantir mais eficiência e praticidade na cobrança das tarifas nos pedágios.

“Essa é mais uma medida pela modernização da operação na malha viária federal concedida, uma alternativa que confere mais fluidez no tráfego nas estradas e mais segurança e comodidade aos usuários”, informou a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse.

De acordo com a pasta, atualmente há 24 concessões de estradas em operação no país. Há expectativa de que ocorram 13 novos leilões de rodovias ainda em 2024.

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa