Skip to content

Projeto de Lei propõe cartilha digital para educação e apoio aos portadores de doença falciforme em Goiás


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 13/04/2024 - 10:56

Um novo projeto de lei, de número 7410/24, foi proposto com o objetivo de criar e divulgar uma cartilha sobre a doença falciforme. A cartilha tem como objetivo compilar as principais variações da patologia, sintomas, tratamentos, especialistas e noções gerais sobre os direitos e benefícios de seus portadores.

A doença falciforme (DF) é uma alteração genética no gene HBB, responsável pela produção da cadeia beta da hemoglobina. A intenção do projeto é sensibilizar a comunidade goiana sobre essa condição de saúde. A criação de um documento abrangente que reúna as principais informações sobre a doença falciforme simplificará o acesso para os cidadãos no Estado de Goiás.

O projeto destaca que a cartilha deverá ser disponibilizada em meios digitais, no endereço digital da Secretaria de Estado de Saúde e nas salas de espera dos hospitais das redes pública e privada, por meio de QR CODE e divulgação do conteúdo nas televisões.

A anemia falciforme, juntamente com outras hemoglobinopatias, é triada no teste do pezinho, sendo realizado, na maternidade, entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido. A realização desse teste é obrigatória, abrangendo diversas doenças que não apresentam sinais clínicos e que só podem ser diagnosticadas precocemente por meio de exames, como o teste do pezinho, que consiste na coleta de uma amostra de sangue do calcanhar do bebê.

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa