Mesmo com alto índice de aprovação em Goiás, sendo considerado por muitas pesquisas o governador mais bem avaliado do Brasil, Ronaldo Caiado (União Brasil), ainda é um desconhecido no cenário nacional. É o que mostra a primeira pesquisa Genial/Quaest sobre a corrida presidencial de 2026. 60% dos entrevistados não conhecem o chefe do executivo goiano. Dos entrevistados, 24% relataram não votar nele e 3% não souberam responder.
Caiado não esconde de ninguém que deseja lançar seu nome na eleição presidencial de 2026 e tenta colar seu projeto no bolsonarismo, órfão do seu principal representante já que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está impedido de concorrer por estar inelegível.
Entre prováveis postulantes, Caiado é o mais desconhecido. Na sequência estão, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 57%; a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) é desconhecida por 53% dos entrevistados ante ao governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), com 50%. Tarcísio de Freitas, que governa São Paulo e é filiado ao Republicanos, tem 39% do desconhecimento do eleitorado.
A pesquisa também buscou saber qual o melhor nome para enfrentar Lula na disputa em 2026, na falta do ex-presidente Jair Bolsonaro. 41% dos eleitores citaram a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro que atualmente preside o PL Mulher. Tarcísio de Freitas foi citado na sequência com 33%. Empatados tecnicamente, estão Ratinho Jr, com 7%, junto com Caiado e Zema que aparecem com 5%. Não sabem ou não responderam somam 9%.
A pesquisa Genial/Quaest realizou 2.045 entrevistas presenciais e tem margem de erro estimada de 2,2 pontos porcentuais. A coleta ocorreu entre os dias 2 e 6 de maio, com brasileiros com 16 anos ou mais, em todos os Estados.