A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), realizou na tarde de ontem uma blitz educativa voltada para motociclistas. A ação, que aconteceu no cruzamento das Avenidas 3ª Radial e Botafogo, no Setor Pedro Ludovico, teve como foco conscientizar sobre os riscos do uso do celular durante a pilotagem.
Em apenas uma hora, 50 motociclistas foram abordados pelos agentes de trânsito e receberam orientações sobre os perigos da distração causada pelo celular. “Essa infração se tornou comum e precisamos conscientizar os motociclistas, que são os mais vulneráveis no trânsito”, afirmou Rodrigo Mota, diretor de trânsito da SMM. “Nosso objetivo é reduzir o número de acidentes na capital.”
Mota ressaltou que o uso do celular ao pilotar pode causar acidentes graves e até fatais. “Entendemos que o celular é uma ferramenta útil, mas no trânsito ele provoca distração”, alertou.
A iniciativa foi elogiada pelo servidor público Aires, que destacou a importância da conscientização, especialmente para os motociclistas. “Meu celular fica no bolso, e se tocar, eu encosto e paro para atender”, disse.
De acordo com Rodrigo Mota, o número de infrações por uso de celular ao volante tem aumentado a cada ano. Em 2023, foram registradas mais de 30 mil infrações, e até o dia 20 de maio deste ano, já foram 17.178, um número preocupante que coloca essa infração entre as dez mais cometidas pelos condutores.