força-tarefa para cadastramento de clientes na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), promovida pela Equatorial Goiás em parceria com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos, chega nesta segunda-feira, 1, 99=ao Terminal Goianira, no município de Goianira. Os atendimentos serão realizados durante 12 dias, de 1 a 12 de julho, das 13h às 19h. Cerca de 400 mil famílias em Goiás estão aptas a receber o benefício, mas ainda não fizeram o cadastro.
A iniciativa, que começou em 20 de maio, já passou pelos Terminais Isidória, Bandeiras e Araguaia, e visa alcançar o maior número de pessoas possível, oferecendo descontos de até 65% na fatura de energia. O cadastramento será feito por ordem de chegada, exigindo a apresentação de documento pessoal com foto e a conta de luz. A Tarifa Social é destinada a famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas e beneficiários do BPC, entre outros.
Confira o cronograma:
Terminal | Data | Horário
Goianira – 01/07 a 12/07
13h às 19h
Novo Mundo – 15/07 a 26/07
13h às 19h
Paulo Garcia – 29/08 a 02/08
13h às 19h
Senador Canedo – 05/08 a 16/08
13h às 19h
Parque Oeste – 19/08 a 30/08
13h às 19h
Cruzeiro – 02/09 a 13/09
13h às 19h
Goiânia Viva – 16/09 a 27/09
13h às 19h
Garavelo – 30/09 a 11/10
13h às 19h
Maranata – 14/10 a 25/10
13h às 19h
Vila Brasília – 28/10 a 08/11
13h às 19h
Veiga Jardim – 11/11 a 22/11
13h às 19h
Recanto do Bosque – 25/11 a 06/12
13h às 19h
Hailé Pinheiro – 09/12 a 20/12
13h às 19h
Trindade – 23/12 a 03/01
13h às 19h
Vera Cruz – 06/01 a 17/01
13h às 19h
Padre Pelágio – 20/01 a 31/01
13h às 19h
Outros pontos
Além dos terminais, também é possível realizar o cadastro nas Agências de Atendimento Presencial da Equatorial Goiás e nos Centros de Referência em Assistência Social, os CRAS. Mesmo com um crescimento de 15% no ano passado na base de clientes que estão recebendo o benefício, muitas pessoas ainda não se cadastraram e, por isso, a distribuidora intensifica as ações para aumentar o número de cadastrados.
A inclusão de famílias na TSEE dá a oportunidade de direcionar recursos do orçamento familiar destinados ao pagamento da conta de energia para outras necessidades, como alimentação e saúde. Este incremento injetou R$ 133 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023.
Para verificar se já está incluído na Tarifa Social, basta conferir se na parte superior da conta de energia, no espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo Classe/Subclasse está preenchido com: Resid. Bx. Renda. É importante notar que a conta não vem zerada, pois na fatura estão incluídos não apenas o consumo de energia, mas também o pagamento de impostos, iluminação pública e outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros.
Quem pode se inscrever
A Tarifa Social de Energia Elétrica beneficia os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), ou aqueles com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham membros com doença ou patologia que exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio.
Onde se cadastrar
– Agências de Atendimento Presencial
– Postos Credenciados de Atendimento Presencial
– Central de Atendimento 0800 062 0196 – ligação gratuita para todo o Estado, 24h por dia.
A família precisa estar com o cadastro único atualizado no Cras e apresentar número da Unidade Consumidora em que reside; documento de identificação oficial com foto; e número de Identificação Social – NIS ou BPC.
Descontos
A Tarifa Social de Energia Elétrica dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas. Veja os descontos por consumo:
– Para consumo até 30 quilowatts/hora, a redução é de 65%;
– De 31 a 100 kWh/mês, o valor fica 40% menor;
– De 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%;
– Acima de 220 kWh/mês o custo da energia é o mesmo dos clientes que não recebem o benefício.
As famílias indígenas e quilombolas têm descontos maiores
– As famílias inscritas no CadÚnico têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês;
– De 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês;
– De 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.
– Acima de 220 kWh/mês o custo é similar ao dos clientes sem o benefício.
Fique atento!
Vale ressaltar que, para permanecer ativo no programa, é necessário manter o cadastro atualizado. As famílias devem ficar atentas às atualizações periódicas, a cada dois anos, pois as informações do CadÚnico são a base para aprovação e acompanhamento dos beneficiados. Portanto, quaisquer alterações podem impactar diretamente o status dos cadastrados.
O governo convoca o cadastrado para atualizar os seus dados de três maneiras: após dois anos sem atualização; por meio de aplicativos governamentais, SMS ou pelo extrato bancário; e, voluntariamente pelo titular, caso ocorra alguma alteração em seu status.