Skip to content

Mais de 13 mil candidatos ficarão na lista de espera do Enem dos Concursos

Sistema inédito de seleção, inspirado no Enem, formará banco de espera com o dobro de vagas oferecidas para cargos na administração pública federal


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 12/08/2024 - 11:23

Banco de candidatos será formado com o dobro do número de vagas disponíveis

O “Enem dos Concursos,” Concurso Público Nacional Unificado, será realizado no próximo domingo, 18 de agosto, após três meses de adiamento devido às chuvas no Rio Grande do Sul. Com mais de 2,1 milhões de inscritos disputando 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal, o concurso adotará um modelo de seleção inovador.

Semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o sistema permite aos candidatos concorrerem a diversas vagas, organizadas em blocos temáticos, com a possibilidade de escolha de ordem de preferência. Para cada bloco, será formado um banco de candidatos em lista de espera, com o dobro do número de vagas imediatas disponíveis. No total, mais de 13 mil pessoas estarão na lista de espera, aguardando possíveis convocações futuras.

A classificação no banco de candidatos considerará a soma das notas nas provas objetivas, discursivas e de títulos, respeitando o ranqueamento dos cargos e especialidades. Candidatos que inicialmente não obtiverem nota suficiente para sua primeira opção ainda poderão ser convocados para suas outras escolhas, permanecendo no banco de espera para futuras oportunidades. Além disso, o edital reserva vagas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.

A convocação dos candidatos em lista de espera poderá ocorrer a cada seis meses ou conforme a necessidade dos órgãos, inclusive para vagas temporárias, sem que os convocados percam sua classificação para vagas efetivas.

Pesquisa