Uma nova pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Goiânia, divulgada entre os dias 9 e 12 de setembro de 2024, coloca Sandro Mabel (União Brasil) na liderança tanto no cenário espontâneo quanto no estimulado. A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira (16).
No levantamento espontâneo, onde os eleitores mencionam seus candidatos de forma livre, Mabel aparece com 16,1% das intenções de voto. Em segundo lugar, Adriana Accorsi (PT) registra 13,1%, seguida de Vanderlan Cardoso (PSD) com 9,7%.
O ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL) ocupa a quarta posição com 6,2%, enquanto outros candidatos, como o prefeito de Goiânia Rogério Cruz (SD), Matheus Ribeiro (PSDB) e Professor Pantaleão (UP), somam juntos 9,1%. Um percentual significativo de 46,5% dos eleitores se declarou indeciso ou não soube responder.
No cenário estimulado, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Mabel mantém a liderança com 23,7%. Adriana Accorsi aparece logo atrás, com 19,8%, e Vanderlan Cardoso segue de perto, com 19,1%, ambos empatatdos tecnicamente. Completam a lista, Rogério Cruz tem 8,4%, Fred Rodrigues, 7,4%, Matheus Ribeiro, 4,5% e Pantaleão, 1,0%.
A pesquisa também indicou que 1,7% dos eleitores não votariam em nenhum dos candidatos, enquanto 5,4% afirmaram que optariam por votar em branco ou nulo. Outros 9% preferiram não responder ou não souberam opinar.
A pesquisa também levantou os índices de rejeição dos principais candidatos. Rogério Cruz lidera com 28,5% de rejeição, seguido por Adriana Accorsi com 23,6%, e Fred Rodrigues, com 8,8%.
Os dados foram coletados por meio de 800 entrevistas realizadas com eleitores de 16 anos ou mais, respeitando quotas proporcionais de sexo, idade, escolaridade e renda. A margem de erro da pesquisa é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela TV Atual Record News e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número GO-03654/2024.