Em meio à crescente insatisfação com a resposta federal às queimadas que assolam diversos estados, governadores se reúnem na manhã desta quinta-feira (19), com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), em busca de soluções. O encontro ocorre em Brasília e conta com a presença de representantes de dez estados, incluindo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) e representantes do Mato Grosso e Amazonas, todos severamente afetados pelos incêndios florestais.
A pauta central da reunião é a cobrança por ações mais efetivas de prevenção e combate às queimadas, além de críticas à falta de preparo do governo federal para lidar com a crise. A mobilização dos governadores visa pressionar o presidente Lula, que se mantém afastado das negociações diretas, delegando a interlocução ao ministro Rui Costa.
Em resposta à pressão, a Casa Civil anunciou a reestruturação da Defesa Civil, com prazo de 60 dias para implementação das mudanças. A medida visa fortalecer a capacidade do órgão em lidar com eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes.
Além disso, o governo federal sinaliza a criação de um novo fundo para a gestão de recursos destinados a biomas específicos, como a Caatinga e o Cerrado. A iniciativa busca facilitar a captação de recursos estrangeiros para projetos ambientais, em um momento de crescente preocupação internacional com a preservação do meio ambiente no Brasil.














