Skip to content

Alego cancela sessões ordinárias na reta final das eleições municipais

A justificativa é que esse período é crucial para as articulações políticas locais e a participação direta dos deputados em suas regiões pode influenciar no desempenho de suas siglas


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 26/09/2024 - 09:52

Sede da Alego (Foto: Divulgação)

Em razão da proximidade do primeiro turno das eleições municipais, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) decidiu cancelar as sessões ordinárias dos dias 1º e 2 de outubro. A medida foi aprovada por unanimidade no Plenário, com 21 votos a favor, após requerimento dos deputados Dr. Rodrigo Fernandes (Avante) e Talles Barreto (União Brasil). Além dessas datas, a sessão do dia 3 de outubro já havia sido cancelada em votação anterior, também com o aval dos parlamentares.

Com o calendário apertado das eleições municipais, que têm o primeiro turno marcado para o próximo domingo, 6 de outubro, a suspensão das sessões atende à demanda dos parlamentares que também estão envolvidos nas campanhas eleitorais em suas bases eleitorais. A justificativa é que esse período é crucial para as articulações políticas locais e a participação direta dos deputados em suas regiões pode influenciar no desempenho de suas siglas.

No entanto, as atividades solenes da Alego seguem mantidas, sem interrupções, garantindo a continuidade das homenagens e celebrações previamente agendadas.

A decisão ocorre em um contexto comum em anos eleitorais, onde parlamentares, especialmente em âmbito estadual, costumam se dedicar à coordenação política e ao apoio direto a candidatos municipais de seus partidos ou coligações. A ausência de sessões ordinárias, porém, pode adiar o andamento de pautas relevantes, ainda que a expectativa seja de retomada após o pleito.

Há também deputados que estão diretamente envolvidos como candidatos nas Prefeituras de alguns municípios. São os casos de Antônio Gomide, em Anápolis, George Morais, em Trindade, Renato Naves em Goianésia e Gugu Nader, em Itumbiara.

Pesquisa