O projeto “Cena em Trânsito”, promovido pela Anthropos Companhia de Arte, apresenta o espetáculo Hamlet na Rua em três cidades de Goiás: Anápolis, Caldas Novas e Pirenópolis. Inspirado no texto clássico de William Shakespeare, a peça propõe uma intervenção no cotidiano das pessoas, levando a arte teatral para ruas e espaços públicos.
A primeira apresentação ocorre em Anápolis, no Parque Ambiental do Ipiranga, no sábado (5), às 18h. Depois, o espetáculo será encenado em Caldas Novas no dia 19/10, também às 18h. A última exibição está marcada para 09/11 em Pirenópolis, no Teatro de Arena, atrás da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.
Hamlet na Rua busca provocar o público ao explorar os limites entre a realidade, a loucura e o poder, adaptando a obra de Shakespeare para o contexto urbano e contemporâneo. O espetáculo conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo e da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás, como parte do Edital Circula Goiás, que visa difundir a arte e a cultura goiana.
O diretor artístico, Constantino Isidoro, explica que a adaptação de um clássico como Hamlet para as ruas foi um processo de antropofagia cultural. “Hamlet é alguém que enxerga a falência da humanidade e as consequências de uma sociedade movida pelo consumo desenfreado e pelo poder. Nosso objetivo é chamar atenção para os rumos que estamos tomando”, comenta Isidoro.
Um Teatro ao Ar Livre
A montagem utiliza um grande tapete vermelho para demarcar o espaço da representação, cercado por elementos como coroas, espadas, flores e máscaras. O elenco, formado por Arilton Rocha, Luanna Borges, Cleber Alves e Robson Parente, assume diferentes personagens como Hamlet, Rei Cláudio e Ofélia, em um jogo cênico que envolve também a participação do público.
Após cada apresentação, ocorrerá a atividade “Diálogos Sobre a Encenação”, uma roda de conversa aberta aos espectadores para discutir a peça, a dramaturgia e a recepção do público. “Esse momento permite uma troca rica com o público, explorando suas impressões e reflexões sobre o que assistiram”, afirma o diretor.
Serviço:
- Anápolis: 05/10, às 18h, Parque Ambiental do Ipiranga
- Caldas Novas: 19/10, às 18h, Praça Pública
- Pirenópolis: 09/11, às 18h, Teatro de Arena (atrás da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário)
- Entrada: Gratuita
- Mais informações: @anthroposciadearte