Em uma virada que pode ser dita como histórica, o ex-deputado federal Leandro Vilela (MDB), não só levou a disputa contra o deputado federal professor Alcides (PL) para o segundo turno, como também venceu a primeira etapa das eleições municipais em 2024. O resultado também leva o munícipio a viver um fato inédito: pela primeira vez na história da cidade, haverá segundo turno. Tradicionalmente, as disputas eleitorais em Aparecida eram decididas ainda no primeiro turno, mas o equilíbrio entre os candidatos fez com que o pleito seguisse para uma nova etapa.
Vilela, do MDB, liderou a votação com 48,02% dos votos, totalizando 109.793 eleitores a seu favor. Na segunda posição, com 43,04% dos votos (98.415 eleitores), ficou Professor Alcides, do PL. O deputado federal liderava as pesquisas de intenção de voto mas viu o adversário ganhar força ao longo do pleito. Sua postura de não participar de debate foi severamente criticada pelos concorrentes e também pelos veículos de comunicação.
Além dos dois candidatos que avançaram, o pleito contou com a participação de Willian Panda, do PSB, que obteve 8,94% dos votos (20.443 eleitores), ficando fora da disputa. Apesar de não seguir para o segundo turno, Panda desempenhou um papel importante ao conquistar uma parcela significativa do eleitorado.