O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) realizará a 19ª Semana Nacional da Conciliação de 4 a 8 de novembro, levando serviços de mediação e conciliação diretamente aos terminais de ônibus de Goiânia. Com o slogan “É tempo de conciliar”, a ação ocorrerá nos Terminais Bandeira e Isidória, sob a coordenação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). A expectativa é atender até 60 mil pessoas, com a meta de realizar 10 mil audiências judiciais e 5 mil atendimentos pré-processuais.
O objetivo é aproximar o judiciário dos cidadãos e facilitar a resolução prática e rápida de questões como divórcios, pensões, guarda, débitos com a Equatorial e demais assuntos legais. “Queremos garantir que todos tenham acesso à justiça, promovendo uma aproximação entre o Judiciário e a população”, declarou o presidente do TJGO, Carlos França. Ele destacou ainda o empenho dos magistrados e servidores, em colaboração com a Prefeitura de Goiânia e outras instituições, que apoiam a iniciativa.
Além dos terminais de ônibus, o Fórum Cível de Goiânia também estará disponível para atendimento presencial e on-line. Para um atendimento ainda mais amplo, o TJGO possibilitará a negociação de débitos tributários e fiscais com a Prefeitura de Goiânia, incluindo IPTU, ITU e ISS, a serem tratados no Sesc/Fecomércio mediante agendamento prévio pelo site da prefeitura.
Democratização do acesso à justiça
Segundo o juiz Leonys Lopes Campos, coordenador do Nupemec, a ação nos terminais visa democratizar o acesso ao Judiciário, especialmente para quem não consegue ir ao Fórum. “Essa é uma oportunidade para que o maior número de pessoas possa resolver suas pendências de forma célere e acessível”, afirmou o magistrado.
A Semana Nacional da Conciliação também alcançará o interior do estado, com atendimentos disponibilizados nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) regionais, facilitando o acesso por meio de balcões virtuais.
Serviço
- Evento: Semana Nacional da Conciliação
- Data: 4 a 8 de novembro
- Horário: 8h às 18h
- Locais: Terminais Bandeira, Isidória e Fórum Cível de Goiânia (presencial e on-linedI