O vereador Lucas Kitão (União Brasil) protocolou na última quarta-feira (13) um projeto de lei que busca proibir a interrupção do fornecimento de energia elétrica em hospitais, clínicas, postos de saúde e unidades de pronto atendimento (UPAs) em Goiânia. A proposta visa garantir o funcionamento ininterrupto desses serviços essenciais, mesmo em casos de inadimplência.
De acordo com o texto do projeto, a concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica deverá manter o fornecimento contínuo para as unidades de saúde, independentemente da situação financeira. O vereador justificou a iniciativa com base em episódios recentes, quando três unidades de saúde da capital – incluindo o CAIS de Campinas, o CAIS Novo Mundo e a UPA do Residencial Itaipu – tiveram o fornecimento de energia suspenso devido ao atraso no pagamento das contas.
“A atual gestão cometeu uma série de erros, como a ausência de pagamento das contas dessas unidades, o que resultou no corte de energia em locais que prestam serviços essenciais. Nossa proposta visa garantir que situações como essas não voltem a acontecer, protegendo as unidades de saúde de gestões desorganizadas e garantindo a continuidade do atendimento à população”, declarou Kitão.
O projeto também estabelece que a concessionária de energia deverá informar previamente à Secretaria Municipal de Saúde sobre qualquer interrupção programada no fornecimento, com um aviso de pelo menos cinco dias de antecedência. A medida busca evitar surpresas e assegurar que as unidades tenham tempo hábil para se preparar.
Kitão ressaltou a importância de manter a energia elétrica nas unidades de saúde, que dependem de equipamentos vitais como respiradores, incubadoras e máquinas de diálise. “A interrupção do fornecimento de energia em unidades de saúde coloca vidas em risco, pois muitos equipamentos essenciais ao atendimento médico necessitam de energia elétrica para funcionar”, afirmou.