Skip to content

Desmatamento ilegal de 19,1 hectares é flagrado pela Semad em Monte Alegre

Proprietário foi multado em R$ 20 mil por supressão de vegetação sem autorização em área fora de APP e reserva legal


Laiz Queiroz Por Laiz Queiroz em 29/11/2024 - 17:16

Foto: Semad

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) identificaram, nesta quinta-feira (28), o desmatamento ilegal de 19,1 hectares de vegetação nativa em uma propriedade rural localizada em Monte Alegre, no nordeste de Goiás. A ação ocorreu fora de áreas de preservação permanente (APP) e de reserva legal, mas sem a devida licença ambiental, o que caracteriza a irregularidade.

Ao chegar ao local, os fiscais constataram que a supressão da vegetação já havia sido interrompida, mas encontraram o maquinário supostamente utilizado no desmatamento em uma fazenda vizinha. Sem localizar um responsável na área, a equipe seguiu até Campos Belos, município onde reside o proprietário da terra, e aplicou uma multa de R$ 20 mil.

Embora a legislação permita a retirada de vegetação em áreas fora de APP ou reserva legal, a autorização prévia do órgão ambiental é obrigatória. O licenciamento estabelece medidas para mitigar e compensar os impactos ambientais, garantindo práticas sustentáveis.

Queda histórica no desmatamento em Goiás
Dados do Prodes, sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram que Goiás registrou a menor área desmatada desde 2001. Em 2024, foram detectados 411,9 km² de supressão de vegetação, uma redução de 48,8% em relação a 2023 (804 km²) e de 58,1% comparado a 2022 (984,8 km²).

Goiás apresentou uma das maiores reduções percentuais do país, superado apenas pelo Distrito Federal (72,2%) e pela Bahia (63,3%). Por outro lado, estados como São Paulo (112,8%) e Paraná (33,3%) registraram aumento no desmatamento. Esses números destacam o avanço de Goiás na preservação ambiental e no combate às práticas ilegais.

Pesquisa