O prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), apresentará nesta terça-feira (10), na Câmara Municipal, os detalhes de sua proposta de reforma administrativa. A iniciativa visa reorganizar a estrutura do município, criar novas secretarias e centralizar funções estratégicas para aumentar a eficiência da gestão pública.
Durante coletiva realizada nesta segunda-feira (9), Mabel ressaltou que a reforma busca modernizar a administração municipal e destacou que não repetirá nomes do atual secretariado em sua equipe, apesar de elogiar profissionais da gestão atual.
“O Paranhos [Wellington Paranhos, comandante da Guarda Civil] é uma pessoa que eu tenho uma admiração grande por ele. Acho que ele é um bom comandante, mas a nossa ideia não é repetir secretários”, afirmou o prefeito eleito.
Novas secretarias para maior eficiência
Entre as principais mudanças está a criação de uma Secretaria de Gestão de Negócios, voltada a maximizar a arrecadação e otimizar o uso de recursos públicos. Um exemplo citado por Mabel foi o Zoológico de Goiânia, que hoje representa um alto custo ao município sem gerar receita proporcional. A nova secretaria terá como missão buscar parcerias e racionalizar gastos em operações como essa, direcionando os recursos economizados para áreas essenciais como saúde e educação.
Outra inovação será a criação de uma Secretaria de Licenciamento e Fiscalização, que concentrará funções atualmente dispersas entre órgãos como a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) e a Secretaria de Planejamento. O objetivo é dar maior celeridade aos processos e melhorar a eficácia das atividades.
“Não vai existir fiscalização na AMMA, licenciamento na AMMA, na Secretaria de Planejamento, não. Esse pessoal vai fazer a atividade fim deles. Nós vamos ter uma secretaria especializada nesse assunto, até para fazer os processos andarem mais rápido”, explicou Mabel.