O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), abriu inscrições para o programa Pró-Atleta 2025, principal iniciativa estadual de apoio ao esporte de alto rendimento. Com 600 bolsas disponíveis, os valores variam entre R$ 250 e R$ 750 mensais, divididos em três categorias.
Atletas interessados devem ser indicados por federações ou associações esportivas e realizar a inscrição pelo sistema Proat, no site www.proatleta.sistemas.go.gov.br. As inscrições seguem até 10 de janeiro.
A lista preliminar de selecionados será divulgada em 17 de janeiro, no site da Seel, com prazo para recursos até 21 de janeiro. Os contemplados finais serão anunciados em 24 de janeiro, no Diário Oficial do Estado de Goiás, e deverão assinar o termo de adesão entre 27 e 31 de janeiro.
Investimento contínuo no esporte
Em 2024, o programa contemplou 600 atletas, com as 12 parcelas pagas regularmente, duas delas em novembro. O Secretário de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, reforça a importância do Pró-Atleta para o desenvolvimento esportivo no estado. “Nosso objetivo é levar os atletas goianos ao topo do esporte brasileiro. Com o Pró-Atleta, garantimos suporte financeiro para que eles possam crescer ainda mais e representar Goiás em competições de alto nível.”
Impacto nos resultados esportivos
Bolsistas do programa se destacaram em 2024, como Yan Cleuber, campeão pan-americano de taekwondo, e Raiza Goulão, representante olímpica no mountain bike. Nas Paralimpíadas, atletas como Ádria Jesus e Pâmela Pereira brilharam nas semifinais do vôlei sentado. Jovens talentos, como a mesatenista Yumi Iwamoto, também se destacaram em categorias de base internacionais.
O Pró-Atleta também mira nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. “Queremos aumentar a representatividade de Goiás no próximo ciclo olímpico. Em Paris tivemos cinco representantes, quatro deles bolsistas. Para Los Angeles, nossa expectativa é ainda maior”, projeta Guerra.
Critérios de participação
Podem se inscrever atletas com idade a partir de 8 anos que estejam classificados nos rankings estaduais de suas respectivas federações. Todos os rankings são avaliados para garantir que os atletas mais bem colocados tenham acesso ao benefício.
O Pró-Atleta reafirma o compromisso do Governo de Goiás com o esporte de alto rendimento, promovendo conquistas regionais, nacionais e internacionais.