Skip to content

Agehab alerta para golpes em programas habitacionais de Goiás

Serviços como Casas a Custo Zero, Aluguel Social e Regularização Fundiária são gratuitos e não têm intermediários


Laiz Queiroz Por Laiz Queiroz em 12/01/2025 - 11:26

Foto: Edgard Soares

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) e a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) reforçam o alerta sobre golpes relacionados aos programas habitacionais oferecidos pelo Governo de Goiás. Benefícios como o Para Ter Onde Morar – Construção (Casas a Custo Zero), Aluguel Social e Regularização Fundiária são totalmente gratuitos, sem necessidade de pagamento ou intermediários.

Denúncias recebidas pela Agehab apontam tentativas de fraude, com pessoas se passando por “facilitadores” e cobrando taxas para garantir vagas nos programas. “Os candidatos podem se inscrever diretamente no site da Agehab, sem qualquer custo, desde que atendam aos critérios exigidos”, explica Alexandre Baldy, presidente da Agência.

O programa Pra Ter Onde Morar – Crédito Parceria é a única modalidade que exige pagamentos, porém as parcelas só são iniciadas após a entrega das chaves. “Mesmo nesse caso, não há custos para inscrição, e o candidato negocia diretamente com a construtora e o banco”, destaca Pedro Sales, titular da Seinfra.

Denúncias e contato oficial

A Agehab orienta que qualquer atividade suspeita seja denunciada por meio dos canais oficiais, como a Ouvidoria pelo telefone (62) 3096-5049 ou presencialmente na sede em Goiânia (Rua 18-A, nº 541, Setor Aeroporto). Informações adicionais podem ser obtidas pelo site goias.gov.br/agehab ou nas redes sociais @agehabgoias.

Como funcionam os programas habitacionais

Pra Ter Onde Morar – Construção
Moradias gratuitas são oferecidas para famílias com renda de até um salário mínimo, inscritas no CadÚnico, e residentes há pelo menos três anos no município. As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site da Agehab.

Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social
O programa concede R$ 350 mensais por até 18 meses para famílias superendividadas e sem imóvel próprio. Inscrições também são feitas online.

Pra Ter Onde Morar – Regularização Fundiária
A regularização de imóveis em áreas do Estado é gratuita, sendo a Agehab responsável por informar os beneficiários elegíveis, com renda de até seis salários mínimos.

Pra Ter Onde Morar – Crédito Parceria
Famílias com renda de até três salários mínimos recebem subsídio de R$ 46 mil para reduzir parcelas de financiamentos, com inscrições no site oficial.

O Governo de Goiás reforça o compromisso com a habitação social e alerta para que a população busque sempre os canais oficiais para evitar fraudes.

Pesquisa