A Prefeitura de Aparecida iniciou, nesta segunda-feira (20), um mutirão de coleta de pneus velhos e descartados irregularmente. A ação, coordenada pela Vigilância Ambiental, faz parte do esforço conjunto entre município e governo estadual para combater a dengue. Até sexta-feira, 24, agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vão percorrer borracharias, terrenos baldios, praças e avenidas para recolher os pneus e evitar criadouros do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya.
O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, destacou que pneus são um dos principais criadouros do Aedes aegypti e um grande problema ambiental. “Eles levam séculos para se decompor e acumulam água, ambiente ideal para a reprodução do mosquito. Intensificamos nossas ações para reduzir esses focos”, afirmou. Após o recolhimento, o material é encaminhado à empresa Reverso Reciclagem de Pneus Ltda. O superintendente de Vigilância em Saúde, Iron Pereira, reforçou a importância da participação da comunidade, pedindo que todos verifiquem regularmente seus imóveis e acondicionem pneus em locais cobertos.
A ação foi bem recebida pela população. Mário da Conceição, empresário do Jardim Ipiranga, elogiou o mutirão: “Esse trabalho é essencial, porque não tenho onde guardar pneus sem utilidade. Com essa iniciativa, estamos todos contribuindo para o combate à dengue.”