O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participou nesta sexta-feira (07), da solenidade de posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), realizada no Auditório dos Goyazes, na sede do órgão, em Goiânia. O desembargador Eugênio Cesário assumiu a presidência da instituição pelos próximos dois anos, enquanto a desembargadora Iara Rios foi empossada como vice-presidente e corregedora regional.
Durante o evento, Caiado destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo TRT-18 e sua parceria com o Governo de Goiás nas ações do Goiás Social. “É um trabalho de muita sintonia e parceria. Um tribunal que é referência na boa aplicação do seu orçamento, da mesma forma que o Estado de Goiás vem zelando para ter essa mesma dedicação e empenho com o dinheiro público”, afirmou o governador.
Eugênio Cesário, eleito em outubro de 2024 em sessão do Tribunal Pleno, ressaltou que manterá o TRT-18 com um nível de excelência na prestação de serviços à comunidade goiana. O tribunal, reconhecido como um dos melhores do país entre os de médio porte, já conquistou cinco vezes a categoria Diamante na premiação anual do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Entre as prioridades da nova gestão, Cesário destacou a necessidade de agilizar a tramitação de processos. Para isso, pretende implementar o uso de Inteligência Artificial no Judiciário trabalhista, garantindo maior eficiência no atendimento ao jurisdicionado. “O crescimento de demandas é exponencial, assim como o crescimento da economia em Goiás”, comparou.
Ao transmitir o cargo, o ex-presidente do TRT-18, desembargador Geraldo Nascimento, ressaltou seu compromisso com a celeridade processual e justiça social durante sua gestão. Ele desejou sucesso a Eugênio Cesário, destacando sua competência e experiência. “Nossa regional está em mãos sábias e seguras, e Eugênio Cesário conduzirá esse tribunal a novos patamares”, afirmou.
Na mesma solenidade, foram empossados o desembargador Daniel Viana Júnior como ouvidor, a desembargadora Kathia Albuquerque na ouvidoria da Mulher e a desembargadora Rosa Nair Reis como diretora da Escola Judicial (Ejud 18).
A vice-presidente do TRT-18, desembargadora Iara Rios, reforçou o papel fundamental da Justiça do Trabalho na proteção dos direitos dos trabalhadores. “Estamos vivendo uma modernização nas relações de trabalho e acho que a Justiça do Trabalho está preparada para atender a essas demandas, que são tão dinâmicas”, destacou.
Estiveram presentes à solenidade diversas autoridades, incluindo o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás, Rafael Lara, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Alpiano Prado, além de prefeitos, vice-prefeitos e deputados.
O novo presidente do TRT-18, desembargador Eugênio José Cesário Rosa, integra o Tribunal desde 2013 e já exerceu os cargos de vice-presidente, corregedor regional e diretor da Escola Judicial no biênio 2019/2020. Também coordenou o Programa Trabalho Seguro nos anos de 2017 e 2018 e é membro do Comitê de Planejamento Estratégico do TRT-GO desde 2010.
A desembargadora Iara Teixeira Rios, que assumiu a vice-presidência e a corregedoria regional, atua no TRT-GO desde 2014. Ela foi coordenadora da Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil entre 2015 e 2018, diretora da Escola Judicial do Tribunal de 2021 a 2023 e atualmente coordena o Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão da instituição.