O deputado estadual Mauro Rubem (PT-GO) esteve na sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), instituição financeira do Brics, localizada em Xangai, na China. Durante a visita, Rubem se reuniu com a ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do NBD, acompanhado de uma delegação de parlamentares brasileiros que apoiam o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
O encontro teve como foco o debate de estratégias para o desenvolvimento sustentável do Brasil, com ênfase no fortalecimento da agricultura familiar, nos assentamentos da reforma agrária e na promoção da soberania alimentar por meio da produção de alimentos saudáveis.
“Estivemos com a presidente Dilma e, na ocasião, discutimos propostas para o avanço do desenvolvimento sustentável no Brasil. O Brics é uma instituição importante para financiar projetos, e nós estamos em busca de diálogo e oportunidades para investimentos”, afirmou Mauro Rubem.
A viagem do parlamentar goiano à China teve início no último dia 15 de março e integra uma ação promovida pelo MST em parceria com a Universidade Normal do Leste da China. O retorno ao Brasil está previsto para o dia 26.
Atualmente, o Brics é formado por 11 países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. O grupo busca fortalecer alternativas de financiamento e cooperação entre países em desenvolvimento.