Skip to content

Mabel conhece modelo de parceria usado em Salvador e quer aplicar no centro de Goiânia

Prefeito se reuniu com representantes da empresa de economia mista responsável pela estruturação de parcerias da prefeitura de Salvador


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 05/04/2025 - 08:51

Mabel conhece projetos de PPPs da SalvadorPar e destaca interesse no Renova Centro
Prefeito Sandro Mabel conhece modelo de revitalização do Centro Histórico de Salvador, em reunião com representantes da SalvadorPar (Foto: Divulgação)

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, conheceu nesta sexta-feira (4) a sede da SalvadorPar, empresa de economia mista responsável pela estruturação de parcerias público-privadas (PPPs) em Salvador. A companhia atua em parceria com a Prefeitura da capital baiana para implementar ações e atrair investimentos.

O prefeito ficou interessado em esmiuçar as ações do Renova Centro, projeto voltado à revitalização do centro de Salvador, para aplicar no centro da capital de Goiás. O projeto Centraliza, da gestão anterior, propõe ações e investimentos para fomentar a economia no centro e fortalecer moradias.

Mabel afirmou que sua gestão está comprometida com a requalificação do centro da capital goiana, buscando torná-lo “vivo novamente”, com incentivo ao comércio, ao empreendedorismo e à moradia, como forma de reverter o esvaziamento populacional. A proposta também inclui a manutenção e recuperação dos monumentos e do conjunto arquitetônico Art Déco, além da promoção de eventos esportivos e culturais para ocupação dos espaços públicos.

Diante dos desafios e da amplitude do projeto, Mabel já anunciou que a revitalização será realizada por etapas. “Vamos criar um ambiente favorável para viabilizar os investimentos necessários à revitalização do Centro, a partir da construção de projetos específicos que contemplem todos os eixos temáticos”, explicou.

Uma das primeiras etapas já em andamento é a modernização da iluminação pública, com a instalação de lâmpadas de LED por meio do Programa Brilha Goiânia . A meta é substituir 100 mil luminárias em toda a cidade, com ritmo médio de mil instalações por dia.

“A experiência de Salvador mostra como as parcerias público-privadas podem transformar áreas urbanas e melhorar a vida da população, sem sobrecarregar os cofres públicos. O projeto Renova Centro, em especial, chamou nossa atenção pelo seu potencial de reocupação e valorização de áreas históricas”, afirmou Mabel.