Vereadores de Goiânia protocolaram nesta quinta-feira (10) um requerimento com 16 assinaturas pedindo a instalação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar o Consórcio Limpa Gyn, responsável pela limpeza urbana da capital. A informação foi publicada com exclusividade pelo jornalista Caio Henrique Salgado, do jornal O Popular. Para ser instalada a comissão, o documento precisa ser lido em plenário, o que só acontecerá em agosto, já que o recesso parlamentar começou hoje e vai até 5 de agosto.
O requerimento foi protocolado pelo vereador Cabo Senna (PRD) e conta com 15 assinaturas, a maioria de integrantes da base do prefeito Sandro Mabel. Veja a lista abaixo.
A Tribuna do Planalto já havia mostrado que os parlamentares haviam endurecido críticas ao Limpa Gyn mirando o fim do contrato com a empresa, previsto para abril do ano que vem. Os parlamentares questionaram a qualidade do serviço prestado e passaram a defender medidas como a troca da empresa ou o retorno da Comurg à atividade.
Entre as principais reclamações estão a suposta irregularidade na coleta de lixo, denúncias de limpeza em lotes privados, ausência de transparência sobre rotas dos caminhões e respostas consideradas insatisfatórias por parte da empresa aos pedidos do Legislativo.
Comurg
Vereadores acenam com a possibilidade de o serviço ser devolvido à Comurg. Tião Peixoto (PSDB) disse que vai alertar o prefeito sobre a qualidade dos serviços da empresa.
Cabo Senna (PRD) também defendeu o retorno da empresa à limpeza urbana e disse que recebeu denúncias que envolvem a empresa. “Chegaram denúncias e eu vou preferir avaliar primeiro, mas já chegaram denúncias. Isso é grave.”
Veja a lista dos vereadores que assinaram o requerimento de instalação da CEI do Limpa Gyn:
- Bruno Diniz (MDB)
- Cabo Senna (PRD)
- Coronel Urzêda (PL)
- Daniela da Gilka (PRTB)
- Denício Trindade (UB)
- Igor Franco (MDB)
- Geverson Abel (Republicanos)
- Léia Klébia (Podemos)
- Léo José (SD)
- Luan Alves (MDB)
- Lucas Kitão (UB)
- Lucas Vergílio (MDB)
- Major Vitor Hugo (PL)
- Pedro Azulão Jr. (MDB)
- Welton Lemos (SD)
- Willian Veloso (PL)
Em meio à crise nas maternidades, Mabel vai a Brasília e se reúne com ministro Padilha