O prefeito Sandro Mabel (UB) anunciou que a futura UPA do Jardim Guanabara terá gestão terceirizada e que a unidade deve ser aberta até o fim de fevereiro. O equipamento está em obras há cerca de cinco anos, com sucessivas paralisações e trocas de empresas responsáveis pela execução. A fala foi feita ao jornalista Jordevá Rosa, na PUC TV.
Segundo Mabel, o atraso na reinauguração do equipamento se deve ao descumprimento de contratos por parte das construtoras. “A do Guanabara nós vamos abrir, acho que até final de fevereiro deve abrir. Sabe por que o Guanabara não abriu até agora? Porque nós já trocamos três empresas. Só tá faltando um restinho pra acabar, então a empresa entra na licitação, ganha a licitação e não faz nada”, declarou.
Diante do impasse, o prefeito disse que a prefeitura optou por uma alternativa para viabilizar a conclusão da obra. “Estamos fazendo um acordo lá com uma organização social, que vai acabar o que falta e assumir”, afirmou, ao confirmar que a gestão da unidade será terceirizada.
Em Goiânia, três organizações sociais administram as maternidades públicas da capital ao custo global de aproximadamente R$ 38 milhões. Elas foram incorporadas ao serviço na gestão do prefeito Sandro Mabel (UB) em substituição à Fundação de Apoio à Gestão de Serviços e Projetos em Saúde (Fundahc).
Anos de espera
As obras da UPA do Jardim Guanabara começaram em 2020, com previsão inicial de conclusão em 180 dias, mas enfrentou paralisações, retomadas e atrasos contínuos ao longo dos últimos cinco anos.
Apesar da estrutura física estar avançada, a unidade ainda depende da finalização da obra e da instalação de equipamentos para entrar em funcionamento, o que tem gerado críticas da população da região há anos.
Fechamento de emergência
Na mesma entrevista, Mabel negou que a emergência do Cais Cândido de Moraes será fechada, rebatendo críticas da oposição. “Não sei da onde tiraram que o Cândido de Moraes vai ser fechado. Não vai fechar nenhum dia. O Cândido de Moraes é uma unidade estratégica de emergência”, disse.
Segundo o prefeito, a unidade será reformada e reforçada. “Nós vamos equipar melhor, reformar melhor, com mais condições ainda”. Ele atacou um telespectador que questionou “onde estavam os 37 vereadores de Goiânia” e disse que a camisa vermelha que o homem vestia era do PT dos vereadores Fabrício Rosa e Katia Maria.
A Tribuna do Planalto solicitou à Secretaria Municipal de Saúde informações sobre a OS que vai gerir a unidade de saúde e aguarda retorno.
Leia mais:
https://tribunadoplanalto.com.br/mabel-nega-fechamento-da-urgencia-do-cais-candida-de-morais/













