Skip to content

Açafrão de Mara Rosa é reconhecido como patrimônio imaterial goiano


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 13/09/2022 - 09:13

Ao Plenário da Assembléia Legislativa de Góias sancionou  a Lei Estadual nº 21.570 (originalmente projeto de lei nº 4501/21), que reconhece o açafrão produzido no município de Mara Rosa como patrimônio cultural imaterial goiano. O projeto é  de autoria do deputado Delegado Eduardo do Prado (PL).

De acordo com a matéria, ao longo dos anos algumas cidades ou regiões ganharam fama por causa de seus produtos ou serviços. Em especial o município de Mara Rosa é tido como a capital do açafrão, respondendo por cerca de 90% da produção goiana. Além do mais, a região Norte concentra hoje cerca de 250 produtores, espalhados nos municípios de Amaralina, Alto Horizonte, Estrela do Norte e Formoso.

 

O deputado Eduardo Prado destaca que o açafrão da região de Mara Rosa pertence à espécie cúrcuma longa, originária da Índia. ‘‘Sua produção é usada na indústria de alimentos em temperos, mostarda, condimentos, massas, molhos, margarinas, entre outros. O produto também possui substâncias antioxidantes, antimicrobianas e corantes com aplicabilidade nas indústrias cosmética, têxtil e farmacológica’’, celebra.

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa