Goiânia já enfrentou chuvas nesta terça-feira (8), antes da previsão para quarta-feira (9). Registros de precipitações aparecem em áreas como o setor Sudoeste e Jardim América. Vários leitores do portal Mais Goiás enviaram imagens e vídeos, mostrando a situação. O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) confirmará os pontos de chuva na capital e o volume acumulado.
Em 28 de setembro, a capital cerrou uma estimativa de 156 dias com chuvas de até 51,2 mm na região noroeste. As novas precipitações vêm da chegada de uma frente fria da região Sudeste do Brasil. Essa frente vai criar áreas de instabilidade, principalmente na região Centro-Sul do estado, aumentando as chances de chuva.
A Defesa Civil estima que as chuvas em Goiás poderão variar entre 30 e 50 milímetros. Portanto, os motoristas devem procurar novas rotas para evitar áreas com risco de alagamento. Além disso, em caso de chuvas intensas, a recomendação é evitar deslocamentos e procurar abrigo em locais seguros e elevados.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alertou sobre a possibilidade de tempestades em Goiás até a próxima quarta-feira (9). Os ventos podem chegar até 60 km/h há chance de queda de granizo. A Defesa Civil destaca que a realização de ações contínuas de prevenção e preparação para emergências, minimiza os impactos de desastres naturais nas comunidades.