skip to Main Content

Amma realiza ação educativa na Feira do Sol para combater poluição sonora

O objetivo é conscientizar os desmontadores de barracas sobre o barulho excessivo


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 16/06/2024 - 14:36

Ferramenta medidora de volumes (Foto: Divulgação)

Em alusão ao mês do Meio Ambiente, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) de Goiânia realizará uma ação educativa na Feira do Sol neste domingo (16), a partir das 21h30. O objetivo é conscientizar os desmontadores de barracas sobre o barulho excessivo gerado no final da feira e seus impactos nos moradores do entorno.

“Buscamos conscientizar. Se o problema persistir, a Fiscalização Ambiental poderá intervir no local aplicando o rigor da legislação nos casos de infração ambiental por poluição sonora”, explica o presidente da Amma, Nadim Neme.

A diretora de Fiscalização Ambiental da Amma, Hosana Arantes, destaca que a Praça do Sol também recebe eventos autorizados pela agência, inclusive nos dias de feira. “Quando é autorizado algum evento com uso de som, deve-se seguir os critérios determinados pela autorização que não permite infrações ambientais”, afirma.

A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), responsável pelas autorizações de feiras, e da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Poluição sonora e perturbação do sossego

A poluição sonora é considerada uma infração administrativa ambiental em Goiânia e pode ser denunciada pelo telefone 161. A perturbação do sossego, por sua vez, é uma contravenção penal combatida pela Polícia Militar e pode ser denunciada pelo 190.

Ambas as situações podem resultar em multas e outras penalidades, dependendo da gravidade da infração. A Amma ressalta a importância da conscientização e do respeito aos limites de ruído para garantir a qualidade de vida dos moradores do entorno da Praça do Sol.