Reforçando o compromisso com as políticas sociais, o governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social, a primeira-dama Gracinha Caiado inauguraram, nesta terça-feira (8/7), a reestruturação completa da Casa da Pessoa Idosa da Vila Mutirão, em Goiânia. A obra, que recebeu mais de R$ 13,2 milhões em investimentos do Tesouro Estadual, representa um marco nas políticas públicas voltadas à terceira idade no estado. Com 24 unidades habitacionais individualizadas e um Centro Comunitário Integrado, o novo espaço foi projetado com foco na acessibilidade, bem-estar e convivência social dos idosos da capital.
“Quando nós chegamos ao governo, esse espaço não tinha sequer condições de ser recuperado. A situação deixada por outras gestões era totalmente calamitosa. Tudo foi levado ao chão. Agora, todas as casas têm o que há de mais moderno e com a melhor qualidade para atender pessoas idosas e carentes que precisam de atendimento”, ressaltou Caiado.
O local segue o modelo de Casa Lar, com atendimento humanizado, estrutura moderna e capacidade para acolher até 48 idosos, oferecendo moradia digna, autonomia e suporte integral. Cada casa possui 52 metros quadrados, com ambientes adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de ventilação natural, ar-condicionado e sistema de segurança com controle por biometria.
Gracinha Caiado destacou que a entrega da nova Casa da Pessoa Idosa da Vila Mutirão simboliza o cuidado com quem construiu a história do estado. “Nosso dever é o de ajudar. O último levantamento do Censo no Brasil mostra que o número de idosos aumenta cada vez mais e isso requer uma atenção do Poder Público. Temos, com essa estrutura, quatro centros para pessoas idosas no campo da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Sem dúvida nenhuma, é o apoio necessário para que possam se exercitar, fazer esporte, sem esquecer também do forrozinho que tanto gostam”, pontuou a coordenadora do Goiás Social.
O Centro Comunitário Integrado anexo ao residencial oferece uma ampla gama de serviços, como atendimento médico e psicológico, sala de enfermagem, refeitório, sala de informática, espaço de artesanato e academia com pilates, fisioterapia e piscina para hidroginástica. “Estabelecemos, a partir de hoje, uma parceria inédita entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e a OVG, um acordo de cooperação técnica para operacionalização dessa casa. Com essa união, teremos a melhor gestão de casa de acolhimento do Brasil “, anunciou o titular da Seds, Wellington Matos. O regime de trabalho será implementado, além da modalidade Casa Lar, também no tipo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O novo espaço respeita padrões técnicos de engenharia e acessibilidade, conforme a norma NBR 9050/2020, com pisos táteis, rampas, banheiros adaptados e áreas de circulação seguras. A infraestrutura contempla ainda sistema moderno de instalações elétricas, hidrossanitárias e de prevenção a incêndios, além de cobertura térmica e acabamentos de alta durabilidade. “Aqui temos uma área de 4.500 metros quadrados, R$ 13 milhões de investimento do Fundo Protege, Centro Dia e 24 lares de primeiríssima qualidade com observância estrita de todas as normas relacionadas à frequência e permanência de pessoas idosas”, explicou o presidente da Goinfra, Pedro Sales.
Resgate histórico
A Casa da Pessoa Idosa da Vila Mutirão foi criada ainda em 1983, durante o governo de Iris Rezende, como parte do Programa Mutirão da Moradia. Inicialmente com 30 unidades, a instituição funcionava como Casa Lar para idosos em situação de vulnerabilidade. Ao longo das décadas, passou por diversas reformas, sendo agora totalmente reconstruída para atender aos novos desafios e necessidades da população idosa.
Filha de Iris, Ana Paula Rezende, também participou da solenidade e, ao lado da irmã Adriana e demais autoridades do Estado e de diferentes Poderes constituídos, descerrou a placa de inauguração do espaço que passa a levar o nome de sua mãe. Oficialmente, o novo local se chama Casa da Pessoa Idosa Dona Iris de Araújo.
“O que vejo aqui é a política na única forma em que acredito, que é aquela que entrega resultados. Minha mãe acreditava na qualidade de vida de idosos, de crianças, de mulheres, e na política como instrumento de transformação na vida das pessoas”, afirmou Ana Paula. “Gracinha Caiado é admirável seu trabalho no social, exemplo para todo o Brasil. O governador Ronaldo Caiado é um verdadeiro líder que, com gestos como esse, honra a história daqueles que o precederam”, agradeceu.
Prefeitura contesta Fundahc e afirma que repasses seguem produção real das maternidades