A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nesta segunda-feira (22), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 em primeira votação, em uma sessão que durou cerca de 20 minutos e transcorreu sem debate em plenário. A matéria avançou sem manifestações da oposição e da base governista, consolidando uma vitória do Paço Municipal pela rapidez da aprovação, e deve passar pela votação definitiva nesta terça-feira (23).
A única intervenção registrada foi da vereadora Kátia Maria (PT), que criticou a estrutura do texto ao apontar a criação de rubricas que, segundo ela, abrem espaço para Parcerias Público-Privadas (PPPs) e terceirizações.
A aprovação em plenário ocorre após a LDO ter sido validada na Comissão Mista na sexta-feira (19), em sessão marcada por divergências. Na ocasião, prevaleceu o voto em separado alinhado ao Paço Municipal, fixando em 23% o limite de remanejamento orçamentário para 2026, após acordo político com a liderança do prefeito Sandro Mabel.
O percentual substituiu proposta anterior mais restritiva e dividiu os vereadores durante a análise do colegiado.
A expectativa é de que a votação final confirme o texto aprovado, encerrando a tramitação da LDO ainda nesta semana.














