Na noite desta quinta-feira, 21, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve um caminhoneiro por adulteração de sinal identificador de veículo, na BR-153, km 609, em Morrinhos (GO). O condutor utilizava um método inusitado e engenhoso para ocultar parte da placa dianteira do caminhão e evitar o pagamento de pedágios.
A fraude foi descoberta após uma notificação feita pela concessionária indicando que uma carreta estaria cruzando pedágios rotineiramente com a placa encoberta, o que impossibilitava a cobrança automática. O condutor teria repetido a ação usando o cartão mais de 100 vezes ao longo do trajeto.
Cartão
Durante a abordagem, os policiais constataram que a terceira letra da placa dianteira do caminhão estava sendo propositalmente encoberta por um cartão de crédito. O objeto era preso por uma linha de pesca, conectada ao interior da cabine. De maneira discreta, o motorista puxava a linha de dentro do veículo para retirar o cartão — tudo enquanto o caminhão estava em movimento.
A artimanha permitia que ele passasse pelos pedágios com a placa ilegível, dificultando a cobrança e também a fiscalização eletrônica. Quando percebia a aproximação de policiais o motorista puxava rapidamente a linha com o cartão para revelar a placa e tentar simular normalidade.
Além de causar prejuízo financeiro à concessionária responsável pela rodovia, o esquema representava um risco à segurança e ao controle viário, já que veículos com placas ilegíveis podem dificultar investigações em caso de acidentes ou crimes.
O motorista, de 40 anos, foi detido no local e encaminhado à Central de Flagrantes em Caldas Novas.